Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62138
Comparte esta pagina
Título : | Construção de um website educativo para o ensino de física: reflexões de um processo de ensino como uma experiência de linguagem |
Autor : | SILVA, Eduardo Henrique Bezerra da |
Palabras clave : | Tecnologias digitais da informação e comunicação; Website educativo; Linguagem científica |
Fecha de publicación : | 30-ago-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Eduardo Henrique Bezerra da. Construção de um website educativo para o ensino de física: reflexões de um processo de ensino como uma experiência de linguagem. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | Este trabalho buscou apresentar uma ferramenta pedagógica em formato de website educativo, um produto educacional batizado pelo nome de eduFísica, como proposta metodológica para indicar novos caminhos, ao mesmo tempo que evidenciou a importância da formação continuada docente no ensino de física. Uma vez que este ensino muitas vezes encontra-se desprovido de sentidos e significados para o estudante, ao não estabelecer conexões entre o conhecimento científico e a compreensão e resolução de problemas do mundo experienciado, contribuindo para reprovação e aversão à disciplina. Para isso, foi necessário discutir a história do ensino da física no país, a compreensão do currículo através das possibilidades e impossibilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já elucida a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, e então compreender os aspectos linguísticos por trás dos discursos dos docentes e discentes que também consolidam o ensino de física como uma experiência de linguagem, ou seja, a aquisição de uma nova linguagem, um letramento científico. Diante do exposto, esses pontos foram fundamentais para dar forma aos conteúdos didáticos aqui produzidos, como sequências didáticas, notas de aulas e listas de exercícios, disponibilizados e utilizados em sala de aula através do ambiente virtual construído a partir de conhecimentos básicos de programação, usando as linguagens HTML, CSS e JAVA SCRIPT, organizado levando em consideração conhecimentos da Arquitetura da Informação. Com isso, espera-se que este tipo de ferramenta possa possibilitar o estudo da disciplina não apenas na sala de aula e refletir no aumento da qualidade do processo de ensino- aprendizagem, facilitando a organização das atividades e o acesso, por parte dos estudantes, a uma fonte de informações confiáveis. Este fato pôde ser observado através dos resultados coletados e analisados, após a aplicação do Produto Educacional, aqui expostos, despertando um maior interesse dos estudantes pela disciplina. O que é fundamental para compreensão da importância do acesso a esse tipo de conhecimento e assim o conectar às suas subjetividades e historicidades. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62138 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Eduardo Henrique Bezerra da Silva.PDF | 13,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons