Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62138

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMELO NETO, Gustavo-
dc.contributor.authorSILVA, Eduardo Henrique Bezerra da-
dc.date.accessioned2025-04-04T17:58:22Z-
dc.date.available2025-04-04T17:58:22Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo Henrique Bezerra da. Construção de um website educativo para o ensino de física: reflexões de um processo de ensino como uma experiência de linguagem. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62138-
dc.description.abstractEste trabalho buscou apresentar uma ferramenta pedagógica em formato de website educativo, um produto educacional batizado pelo nome de eduFísica, como proposta metodológica para indicar novos caminhos, ao mesmo tempo que evidenciou a importância da formação continuada docente no ensino de física. Uma vez que este ensino muitas vezes encontra-se desprovido de sentidos e significados para o estudante, ao não estabelecer conexões entre o conhecimento científico e a compreensão e resolução de problemas do mundo experienciado, contribuindo para reprovação e aversão à disciplina. Para isso, foi necessário discutir a história do ensino da física no país, a compreensão do currículo através das possibilidades e impossibilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já elucida a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, e então compreender os aspectos linguísticos por trás dos discursos dos docentes e discentes que também consolidam o ensino de física como uma experiência de linguagem, ou seja, a aquisição de uma nova linguagem, um letramento científico. Diante do exposto, esses pontos foram fundamentais para dar forma aos conteúdos didáticos aqui produzidos, como sequências didáticas, notas de aulas e listas de exercícios, disponibilizados e utilizados em sala de aula através do ambiente virtual construído a partir de conhecimentos básicos de programação, usando as linguagens HTML, CSS e JAVA SCRIPT, organizado levando em consideração conhecimentos da Arquitetura da Informação. Com isso, espera-se que este tipo de ferramenta possa possibilitar o estudo da disciplina não apenas na sala de aula e refletir no aumento da qualidade do processo de ensino- aprendizagem, facilitando a organização das atividades e o acesso, por parte dos estudantes, a uma fonte de informações confiáveis. Este fato pôde ser observado através dos resultados coletados e analisados, após a aplicação do Produto Educacional, aqui expostos, despertando um maior interesse dos estudantes pela disciplina. O que é fundamental para compreensão da importância do acesso a esse tipo de conhecimento e assim o conectar às suas subjetividades e historicidades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectWebsite educativopt_BR
dc.subjectLinguagem científicapt_BR
dc.titleConstrução de um website educativo para o ensino de física: reflexões de um processo de ensino como uma experiência de linguagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEÃO, Luis Henrique Vilela-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0179808663113469pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1196031119840419pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis work sought to present a pedagogical tool in the form of an educational website, an educational product called eduFísica, as a methodological proposal to indicate new paths, while at the same time highlighting the importance of continuing teacher training in the teaching of physics, since this teaching is often devoid of meaning and significance for the student, by not establishing connections between scientific knowledge and the understanding and resolution of problems in the experienced world, contributing to failure and aversion to the subject. To do this, it was necessary to discuss the history of physics teaching in the country, to understand the curriculum through the possibilities and impossibilities of the National Common Curriculum Base (BNCC), which already elucidates the insertion of Digital Information and Communication Technologies in education, and then to understand the linguistic aspects behind the speeches of teachers and students who also consolidate physics teaching as a language experience, that is, the acquisition of a new language, a scientific literacy. In view of the above, these points were fundamental in shaping the didactic content produced here, such as didactic sequences, lesson notes and exercise lists, made available and used in the classroom through the virtual environment built from basic programming knowledge, using HTML, CSS and JAVA SCRIPT languages, organized taking into account knowledge of Information Architecture. It is hoped that this type of tool will make it possible to study the subject beyond the classroom and increase the quality of the teaching-learning process, making it easier for students to organize activities and access a reliable source of information. This can be seen in the results collected and analyzed after the Educational Product was applied, which are shown here, arousing greater student interest in the subject. This is fundamental for understanding the importance of accessing this type of knowledge and thus connecting it to their subjectivities and historicities.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1665872602938573pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Eduardo Henrique Bezerra da Silva.PDF13,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons