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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62133
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Título : | A Utilização de Métodos Substitutivos no Ensino de Biologia: Uma Análise de Publicações do ENPEC e ENEBIO |
Autor : | SANTOS, Manuelle Taissa da Silva |
Palabras clave : | Metodologias substitutivas, Ensino de Biologia, Tecnologias educacionais, Maquetes, Modelos 3D, Recursos alternativos. |
Fecha de publicación : | 27-mar-2025 |
Citación : | SANTOS, Manuelle Taissa da Silva Santos. A utilização de métodos substitutivos no ensino de Biologia: Uma análise do ENPEC e ENEBIO.2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências Biológicas)- Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo investigar a utilização de metodologias substitutivas no ensino de Biologia, com ênfase nas tecnologias, maquetes e modelos 3D, como alternativas ao uso de materiais biológicos. A pesquisa se baseia na análise de artigos selecionados nas edições da ENPEC e ENEBIO, que abordam o uso de recursos como simuladores, jogos digitais e plataformas educacionais, identificando a prevalência de tecnologias como método substitutivo. A metodologia adotada consistiu na análise de artigos científicos e na sistematização das informações em quadros, permitindo a categorização dos recursos identificados como substitutivos. Além disso, foram examinados os diferentes recursos empregados no ensino de Biologia, buscando compreender sua aplicabilidade e relevância dentro do contexto educacional.Através da análise quantitativa e qualitativa dos dados, observou-se que, embora o uso de metodologias substitutivas esteja crescendo, ainda há confusão com os métodos alternativos, devido à falta de uma categorização teórica robusta. Os resultados destacam a crescente utilização de recursos digitais e tridimensionais como ferramentas didáticas, proporcionando novas possibilidades para a inclusão e acessibilidade no ensino de Ciências. No entanto, a escassez de publicações específicas com a terminologia “metodologias substitutivas” sugere uma lacuna no entendimento e aplicação desses métodos no contexto educacional. Conclui-se que a implementação dessas metodologias representa uma inovação significativa para a educação em Biologia, com potencial para substituir materiais biológicos de maneira mais acessível e inclusiva. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62133 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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