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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62133

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSANTOS, Manuelle Taissa da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-03T20:12:43Z-
dc.date.available2025-04-03T20:12:43Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.date.submitted2025-04-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Manuelle Taissa da Silva Santos. A utilização de métodos substitutivos no ensino de Biologia: Uma análise do ENPEC e ENEBIO.2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências Biológicas)- Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62133-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar a utilização de metodologias substitutivas no ensino de Biologia, com ênfase nas tecnologias, maquetes e modelos 3D, como alternativas ao uso de materiais biológicos. A pesquisa se baseia na análise de artigos selecionados nas edições da ENPEC e ENEBIO, que abordam o uso de recursos como simuladores, jogos digitais e plataformas educacionais, identificando a prevalência de tecnologias como método substitutivo. A metodologia adotada consistiu na análise de artigos científicos e na sistematização das informações em quadros, permitindo a categorização dos recursos identificados como substitutivos. Além disso, foram examinados os diferentes recursos empregados no ensino de Biologia, buscando compreender sua aplicabilidade e relevância dentro do contexto educacional.Através da análise quantitativa e qualitativa dos dados, observou-se que, embora o uso de metodologias substitutivas esteja crescendo, ainda há confusão com os métodos alternativos, devido à falta de uma categorização teórica robusta. Os resultados destacam a crescente utilização de recursos digitais e tridimensionais como ferramentas didáticas, proporcionando novas possibilidades para a inclusão e acessibilidade no ensino de Ciências. No entanto, a escassez de publicações específicas com a terminologia “metodologias substitutivas” sugere uma lacuna no entendimento e aplicação desses métodos no contexto educacional. Conclui-se que a implementação dessas metodologias representa uma inovação significativa para a educação em Biologia, com potencial para substituir materiais biológicos de maneira mais acessível e inclusiva.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias substitutivas, Ensino de Biologia, Tecnologias educacionais, Maquetes, Modelos 3D, Recursos alternativos.pt_BR
dc.titleA Utilização de Métodos Substitutivos no Ensino de Biologia: Uma Análise de Publicações do ENPEC e ENEBIOpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9552366275572231pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to investigate the use of replacement methodologies in Biology education, with an emphasis on technologies, models, and 3D maquettes as alternatives to the use of biological materials. The research is based on the analysis of selected articles from the ENPEC and ENEBIO editions, which address the use of resources such as simulators, digital games, and educational platforms, identifying the prevalence of technologies as a replacement method. The adopted methodology consisted of analyzing scientific articles and systematizing information in tables, allowing the categorization of resources identified as replacements. In addition, different resources used in Biology education were examined to understand their applicability and relevance within the educational context. Through quantitative and qualitative data analysis, it was observed that, although the use of replacement methodologies is growing, there is still confusion with alternative methods due to the lack of a robust theoretical categorization. The results highlight the increasing use of digital and three-dimensional resources as teaching tools, providing new possibilities for inclusion and accessibility in Science education. However, the scarcity of specific publications using the term "replacement methodologies" suggests a gap in the understanding and application of these methods in the educational context. It is concluded that the implementation of these methodologies represents a significant innovation for Biology education, with the potential to replace biological materials in a more accessible and inclusive manner.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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