Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62133
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Manuelle Taissa da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T20:12:43Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03T20:12:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Manuelle Taissa da Silva Santos. A utilização de métodos substitutivos no ensino de Biologia: Uma análise do ENPEC e ENEBIO.2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências Biológicas)- Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62133 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar a utilização de metodologias substitutivas no ensino de Biologia, com ênfase nas tecnologias, maquetes e modelos 3D, como alternativas ao uso de materiais biológicos. A pesquisa se baseia na análise de artigos selecionados nas edições da ENPEC e ENEBIO, que abordam o uso de recursos como simuladores, jogos digitais e plataformas educacionais, identificando a prevalência de tecnologias como método substitutivo. A metodologia adotada consistiu na análise de artigos científicos e na sistematização das informações em quadros, permitindo a categorização dos recursos identificados como substitutivos. Além disso, foram examinados os diferentes recursos empregados no ensino de Biologia, buscando compreender sua aplicabilidade e relevância dentro do contexto educacional.Através da análise quantitativa e qualitativa dos dados, observou-se que, embora o uso de metodologias substitutivas esteja crescendo, ainda há confusão com os métodos alternativos, devido à falta de uma categorização teórica robusta. Os resultados destacam a crescente utilização de recursos digitais e tridimensionais como ferramentas didáticas, proporcionando novas possibilidades para a inclusão e acessibilidade no ensino de Ciências. No entanto, a escassez de publicações específicas com a terminologia “metodologias substitutivas” sugere uma lacuna no entendimento e aplicação desses métodos no contexto educacional. Conclui-se que a implementação dessas metodologias representa uma inovação significativa para a educação em Biologia, com potencial para substituir materiais biológicos de maneira mais acessível e inclusiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologias substitutivas, Ensino de Biologia, Tecnologias educacionais, Maquetes, Modelos 3D, Recursos alternativos. | pt_BR |
dc.title | A Utilização de Métodos Substitutivos no Ensino de Biologia: Uma Análise de Publicações do ENPEC e ENEBIO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9552366275572231 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to investigate the use of replacement methodologies in Biology education, with an emphasis on technologies, models, and 3D maquettes as alternatives to the use of biological materials. The research is based on the analysis of selected articles from the ENPEC and ENEBIO editions, which address the use of resources such as simulators, digital games, and educational platforms, identifying the prevalence of technologies as a replacement method. The adopted methodology consisted of analyzing scientific articles and systematizing information in tables, allowing the categorization of resources identified as replacements. In addition, different resources used in Biology education were examined to understand their applicability and relevance within the educational context. Through quantitative and qualitative data analysis, it was observed that, although the use of replacement methodologies is growing, there is still confusion with alternative methods due to the lack of a robust theoretical categorization. The results highlight the increasing use of digital and three-dimensional resources as teaching tools, providing new possibilities for inclusion and accessibility in Science education. However, the scarcity of specific publications using the term "replacement methodologies" suggests a gap in the understanding and application of these methods in the educational context. It is concluded that the implementation of these methodologies represents a significant innovation for Biology education, with the potential to replace biological materials in a more accessible and inclusive manner. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Manuelle Taissa da Silva Santos.pdf | 590,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons