Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62054

Share on

Title: O hiperfoco como recurso para promover aprendizagem e inclusão de estudantes com Transtorno Do Espectro Autista (TEA): possibilidades no colégio de aplicação da Universidade Federal De Pernambuco
Authors: NASCIMENTO, Caroline Vitória Cabral do
Keywords: Hiperfoco; Inclusão; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco
Issue Date: 24-Oct-2024
Citation: Nascimento, Caroline. Santos, Thiago. O hiperfoco como recurso para promover aprendizagem e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): possibilidades no Colégio de Aplicação na Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o ser humano em diversas áreas. Uma das características desse espectro é o hiperfoco, que pode se manifestar de forma intensa, levando o indivíduo a se concentrar profundamente em um interesse específico por um longo período de tempo. Em outros casos, pode ser mais leve, permitindo que o indivíduo consiga se envolver em outras atividades, apto a dividir sua atenção. Essa ação reflete a individualidade de cada pessoa com TEA. Através dessas informações, por meio de uma pesquisa documental, analisamos o Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, com o intuito de estudar a inclusão de alunos com TEA no âmbito da instituição, tendo como eixo central o hiperfoco. Os principais resultados apontaram que, embora haja o esforço da comunidade escolar em busca da inclusão dos sujeitos com TEA, a característica “hiperfoco” ainda não é debatida e aprofundada como possibilidade para as atividades de adaptação curricular. Logo, tem-se um caminho aberto para formas outras de inclusão dos sujeitos público-alvo da Educação Especial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62054
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Termo_de_autorizacao_Caroline_Vitoria_Cabral_do_Nascimento_assinado.pdftermo de autorização151,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TCC Caroline Vitória Cabral do Nascimento.pdf192,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons