Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62054

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Caroline Vitória Cabral do-
dc.date.accessioned2025-03-31T19:00:30Z-
dc.date.available2025-03-31T19:00:30Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2025-03-30-
dc.identifier.citationNascimento, Caroline. Santos, Thiago. O hiperfoco como recurso para promover aprendizagem e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): possibilidades no Colégio de Aplicação na Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62054-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o ser humano em diversas áreas. Uma das características desse espectro é o hiperfoco, que pode se manifestar de forma intensa, levando o indivíduo a se concentrar profundamente em um interesse específico por um longo período de tempo. Em outros casos, pode ser mais leve, permitindo que o indivíduo consiga se envolver em outras atividades, apto a dividir sua atenção. Essa ação reflete a individualidade de cada pessoa com TEA. Através dessas informações, por meio de uma pesquisa documental, analisamos o Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, com o intuito de estudar a inclusão de alunos com TEA no âmbito da instituição, tendo como eixo central o hiperfoco. Os principais resultados apontaram que, embora haja o esforço da comunidade escolar em busca da inclusão dos sujeitos com TEA, a característica “hiperfoco” ainda não é debatida e aprofundada como possibilidade para as atividades de adaptação curricular. Logo, tem-se um caminho aberto para formas outras de inclusão dos sujeitos público-alvo da Educação Especial.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHiperfocopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectColégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titleO hiperfoco como recurso para promover aprendizagem e inclusão de estudantes com Transtorno Do Espectro Autista (TEA): possibilidades no colégio de aplicação da Universidade Federal De Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLattes4753201283196524pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) is a condition that affects human beings in several areas. One of the characteristics of this spectrum is hyperfocus, which can manifest itself intensely, causing the individual to focus deeply on a specific interest for a long period of time. In other cases, it may be lighter, allowing the individual to get involved in other activities and divide their attention. This action reflects the individuality of each person with ASD. Using this information, through documentary research, we analyzed the Pedagogical Political Project of the College of Application of the Federal University of Pernambuco, with the aim of studying the inclusion of students with ASD within the institution, with hyperfocus as its central axis. The main results showed that, although there is an effort by the school community to seek the inclusion of subjects with ASD, the “hyperfocus” characteristic is still not debated and deepened as a possibility for curricular adaptation activities. Therefore, there is an open path for other forms of inclusion of the target public subjects of Special Education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Políticas e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0000-1163-0604pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-2994-3921pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_autorizacao_Caroline_Vitoria_Cabral_do_Nascimento_assinado.pdftermo de autorização151,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Caroline Vitória Cabral do Nascimento.pdf192,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons