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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62052
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ibarra, Maria Cristina | - |
dc.contributor.author | Lopes, Ana Clara Ferreira Belo | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-31T17:36:50Z | - |
dc.date.available | 2025-03-31T17:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-18 | - |
dc.identifier.citation | Lopes, Ana Clara Ferreira Belo. Desinventando coisas: experimentos sobre intencionalidade e improviso no design. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62052 | - |
dc.description.abstract | Aplicadas um tanto despretensiosamente, passando muitas vezes despercebidas, as maneiras e práticas através das quais as pessoas transformam os objetos ao longo do seu uso cotidiano são o enfoque deste estudo. Chamem de improvisos, gambiarras ou reuso, para além do processo dos designers, os objetos que nos rodeiam seguem se criando e sendo criados, apropriados e repensados ao longo de sua vida. Partindo desta reflexão, o presente trabalho tem como objetivo primeiro explorar os diálogos e interações entre humanos e artefatos através do aprofundamento do conceito de Design Não Intencional (BRANDES, ERLHOFF. 2006) e do trabalho do antropólogo Tim Ingold acerca do conceito de coisa e de sua visão sobre a vida dos objetos para além do processo criativo do design. Assim, colocando em xeque as relações entre improviso e intencionalidade, se apresentam como recursos metodológicos as intervenções participativas baseadas na especulação e tendo a Sonda Cultural como ferramenta principal. Como base teórica, além dos autores supracitados, recorro a referências dos campos de design e antropologia. As intervenções, entrevistas e experimentos práticos levam a confecção de um produto cujo objetivo é provocar - e assim registrar - as maneiras que o Design Não Intencional se expressou no cotidiano dos participantes. As conclusões levam a novas possibilidades dentro da prática do design, além de evocação de outras perguntas em relação ao tema, que podem abrir espaço para novos projetos ou experimentações. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Coisa | pt_BR |
dc.subject | Design Não Intencional | pt_BR |
dc.subject | Sonda cultural | pt_BR |
dc.title | Desinventando coisas: experimentos sobre intencionalidade e improviso no design | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3707517093961615 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Applied somewhat unpretentiously, often going unnoticed, the ways and practices through which people transform objects in their daily use are the focus of this study. Whether called improvisations, makeshift solutions, or reuse, beyond the designers' process, the objects around us continue to be created and recreated, appropriated and reconsidered throughout their lifetimes. Building on this reflection, the present work aims first to explore the dialogues and interactions between humans and artifacts through a deeper understanding of the concept of Unintentional Design (BRANDES, ERLHOFF. 2006) and the work of anthropologist Tim Ingold on the concept of "thing" and his vision of the life of objects beyond the creative process of design. Thus, questioning the relationship between improvisation and intentionality, participatory interventions based on speculation are presented as methodological resources, with the Cultural Probe as the main tool. In addition to the aforementioned authors, theoretical references from the fields of design and anthropology are employed. The interventions, interviews, and practical experiments lead to the creation of a product whose goal is to provoke - and thus record - the ways in which Unintentional Design has manifested itself in the daily lives of the participants. The conclusions lead to new possibilities within the practice of design, as well as the evocation of further questions on the subject that may open up space for new projects or experiments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DDesign) - Departamento de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Design – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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