Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62049

Share on

Title: Nível de atividade física, consumo alimentar, percepção de estresse e sinais e sintomas de disbiose intestinal em pós-graduandos em educação física durante a Pandemia do COVID-19
Authors: FRANCELINO, Jakeline Olindina
Keywords: Atividade física; Disbiose; Microbiota intestinal
Issue Date: 12-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: FRANCELINO, Jakeline Olindina. Nível de atividade física, consumo alimentar, percepção de estresse e sinais e sintomas de disbiose intestinal em pós-graduandos em educação física durante a Pandemia do COVID-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O objetivo do estudo foi explorar o nível de atividade física, consumo alimentar, percepção de estresse e os sinais e sintomas de disbiose intestinal em pós- graduandos em Educação Física durante a pandemia do COVID-19. Trata-se de um estudo observacional e transversal com acadêmicos de Pós-graduação (n= 21), idade média de 22 anos e Dp=1,88. Instrumentos utilizados: questionário de perfil, Questionário de Rastreamento Metabólico, Escala de Bristol, Escala de Percepção do Estresse Percebido, Questionário Internacional de Atividade física e o Recordatório 24 horas. Sinais e sintomas de disbiose foram observados em 57,1% (n=12) dos participantes, 47,6% (n=10) foram classificados como muito ativos e houve uma associação negativa entre o consumo alimentar de fibras com a disbiose (p=0,0136). Os acadêmicos de Pós-graduação do curso em Educação Física se mantiveram ativos durante a pandemia da COVID-19 e apresentaram menor presença de sinais e sintomas da disbiose intestinal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62049
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Jakeline Olindina Francelino.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons