Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62043

Compartilhe esta página

Título: Recursos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino e aprendizagem de divisão celular: uma análise a partir dos anais do CONEDU
Autor(es): MOURA, Josefa Macikeli Albuquerque de
Palavras-chave: biologia; meios e métodos; congressos; ensino-aprendizagem
Data do documento: 21-Fev-2025
Citação: MOURA, Josefa Macikeli Albuquerque de. Recursos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino e aprendizagem de divisão celular: uma análise a partir dos anais do CONEDU. 2025. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A pesquisa objetivou uma análise realizada em anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre recursos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino da divisão celular, tendo em vista que muitos trabalhos buscam superar o obstáculo das dificuldades de aprendizagem sobre esse conteúdo, por meio da criação e/ou aplicação de metodologias diferenciadas, a fim de melhorar o entendimento dos alunos. Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa e quantitativa, levando em consideração as edições dos anos de 2014 a 2024. Ao longo de 10 edições do CONEDU foram publicados um total de 39.836 trabalhos, sendo encontrados apenas 15 trabalhos com o objetivo do presente estudo, na qual foram identificados diferentes recursos e estratégias que tratam sobre o conteúdo, como jogos didáticos; modelos didáticos; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; sequência didática; literatura de cordel e aula prática. Os recursos que tiveram maior usabilidade foram os jogos e modelos, sendo a edição IX com maior destaque, realizada no ano de 2023. Dessa forma, precisamos refletir sobre a importância da inovação e aprimoramento das práticas educacionais, principalmente sobre a divisão celular, necessitando maior desenvolvimento e a divulgação de novos recursos e estratégias pedagógicas, a fim de melhorar a educação nesse campo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62043
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Josefa Macikeli Albuquerque de Moura.pdf453,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons