Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62043
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | MOURA, Josefa Macikeli Albuquerque de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-28T20:55:12Z | - |
dc.date.available | 2025-03-28T20:55:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Josefa Macikeli Albuquerque de. Recursos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino e aprendizagem de divisão celular: uma análise a partir dos anais do CONEDU. 2025. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62043 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa objetivou uma análise realizada em anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre recursos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino da divisão celular, tendo em vista que muitos trabalhos buscam superar o obstáculo das dificuldades de aprendizagem sobre esse conteúdo, por meio da criação e/ou aplicação de metodologias diferenciadas, a fim de melhorar o entendimento dos alunos. Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa e quantitativa, levando em consideração as edições dos anos de 2014 a 2024. Ao longo de 10 edições do CONEDU foram publicados um total de 39.836 trabalhos, sendo encontrados apenas 15 trabalhos com o objetivo do presente estudo, na qual foram identificados diferentes recursos e estratégias que tratam sobre o conteúdo, como jogos didáticos; modelos didáticos; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; sequência didática; literatura de cordel e aula prática. Os recursos que tiveram maior usabilidade foram os jogos e modelos, sendo a edição IX com maior destaque, realizada no ano de 2023. Dessa forma, precisamos refletir sobre a importância da inovação e aprimoramento das práticas educacionais, principalmente sobre a divisão celular, necessitando maior desenvolvimento e a divulgação de novos recursos e estratégias pedagógicas, a fim de melhorar a educação nesse campo. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | biologia | pt_BR |
dc.subject | meios e métodos | pt_BR |
dc.subject | congressos | pt_BR |
dc.subject | ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Recursos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino e aprendizagem de divisão celular: uma análise a partir dos anais do CONEDU | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FLORENÇO, Alyson Mykael Albuquerque | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aimed to analyze the annals of the National Education Congress (CONEDU) on didactic-pedagogical resources and strategies for teaching cell division, considering that many works seek to overcome the obstacle of learning difficulties on this content, through the creation and/or application of different methodologies, in order to improve students' understanding. This work presents a qualitative and quantitative research, considering the editions from 2014 to 2024. Over 10 editions of CONEDU, a total of 39,836 works were published, with only 15 works found with the objective of the present study, in which different resources and strategies that address the content were identified, such as educational games; didactic models; Digital Information and Communication Technologies; didactic sequence; cordel literature and practical class. The resources that presented the greatest usability were games and models, with the IX edition being the most prominent, held in 2023. Therefore, we need to reflect on the importance of innovation and improvement of educational practices, especially in the cellular division, requiring greater development and dissemination of new resources and pedagogical strategies, to improve education in this area. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7668749143001006 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Josefa Macikeli Albuquerque de Moura.pdf | 453,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons