Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62028
Compartilhe esta página
Título: | A educação de pessoas com deficiência em currículos de formação inicial docente: estudo em licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste |
Autor(es): | QUEIROZ, Caio José Lopes de |
Palavras-chave: | Currículo; Formação Inicial Docente; Educação de Pessoas com Deficiência |
Data do documento: | 27-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | QUEIROZ, Caio Jose Lopes de. A educação de pessoas com deficiência em currículos de formação inicial docente: estudo em licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente Dissertação trata sobre a Educação de Pessoas com Deficiência em currículos de formação inicial docente na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente nas licenciaturas de Pedagogia, de Física e de Química no Centro Acadêmico do Agreste, Campus Caruaru. Este trabalho foi de natureza qualitativa, sendo caracterizado como um estudo de caso. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como a Educação de Pessoas com Deficiência se constitui no currículo de cursos de licenciaturas do CAA- UFPE. Como objetivos específicos, intentamos: a) Entender como os âmbitos disciplinares se articulam nos currículos no tocante à Educação de Pessoas com Deficiência; b) Conhecer como os âmbitos transdisciplinares dos currículos abordam a Educação de Pessoas com Deficiência; c) Delinear o lugar que a Educação de Pessoas com Deficiência ocupa nos âmbitos das questões curriculares dessas licenciaturas. A fundamentação teórica adotada foi constituída por autores e trabalhos que abordam conceitos relacionados às seguintes categorias: Currículo, Formação inicial docente e Educação de Pessoas com Deficiência. Como coleta de dados, utilizamos as seguintes técnicas: pesquisa e análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Na primeira fase da coleta de dados, efetuamos pesquisa e análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das licenciaturas envolvidas. A segunda fase consistiu na aplicação de breve questionário com discentes em último período de cada curso. Na última fase, a partir dos dados coletados do questionário, selecionamos sete discentes e seis docentes para a realização de entrevista semiestruturada. A nossa Dissertação gerou resultados, como: Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de cada licenciatura é vago, insuficiente, desarticulado e inexpressivo aos aspectos que concernem à Educação de Pessoas com Deficiência; âmbitos disciplinares dos currículos das licenciaturas não se articulam para abordar satisfatoriamente a Educação de Pessoas com Deficiência, inexistindo a interdisciplinaridade; inexistência de eixo formativo e tampouco de transversalidade da Educação de Pessoas com Deficiência nesses currículos; âmbitos transdisciplinares desses currículos não se constituem satisfatoriamente como espaços, momentos e ações articuladas em prol de preparação inicial condigna às demandas educacionais inclusivas; delineamento dos lugares mais segregados e acessórios para a Educação de Pessoas com Deficiência nas licenciaturas devido a ideologias culturalmente dominantes que seccionam os currículos e restringem o tema ao mínimo, ao invisível, ao apêndice curricular; a inexistência de Justiça Curricular que reconheça devidamente as pessoas com deficiência e redistribua os melhores conhecimentos inclusivos; ausência de articulações institucionais para abordar e constituir a Educação de Pessoas com Deficiência em espaços internos e externos da universidade; currículos que geram inseguranças para práticas inclusivas dos licenciandos. Dessa forma, urge atualização de cada PPC de acordo com as demandas educacionais e formativas condignas aos aspectos da inclusão, assim como a transfiguração inadiável desses currículos de formação inicial na perspectiva de constituir a Educação de Pessoas com Deficiência em seus aspectos teóricos, práticos, metodológicos, atitudinais, experenciais de forma interdisciplinar e transversal, como eixo de preparação em seus âmbitos disciplinares e transdisciplinares para que esse intento seja cumprido e assim haja preparação que constitua os licenciandos com práticas pedagógicas reflexivas, atuantes, democráticas, inclusivas e holísticas. Além disso, consideramos mister ações, atitudes e disponibilização de todos os recursos para que sejam asseguradas as acessibilidades e os currículos possam ser vivenciados cotidianamente de maneira justa e adequada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62028 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Caio Jose Lopes de Queiroz.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons