Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62028

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Clarissa Martins de-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Caio José Lopes de-
dc.date.accessioned2025-03-27T20:56:33Z-
dc.date.available2025-03-27T20:56:33Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Caio Jose Lopes de. A educação de pessoas com deficiência em currículos de formação inicial docente: estudo em licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62028-
dc.description.abstractA presente Dissertação trata sobre a Educação de Pessoas com Deficiência em currículos de formação inicial docente na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente nas licenciaturas de Pedagogia, de Física e de Química no Centro Acadêmico do Agreste, Campus Caruaru. Este trabalho foi de natureza qualitativa, sendo caracterizado como um estudo de caso. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como a Educação de Pessoas com Deficiência se constitui no currículo de cursos de licenciaturas do CAA- UFPE. Como objetivos específicos, intentamos: a) Entender como os âmbitos disciplinares se articulam nos currículos no tocante à Educação de Pessoas com Deficiência; b) Conhecer como os âmbitos transdisciplinares dos currículos abordam a Educação de Pessoas com Deficiência; c) Delinear o lugar que a Educação de Pessoas com Deficiência ocupa nos âmbitos das questões curriculares dessas licenciaturas. A fundamentação teórica adotada foi constituída por autores e trabalhos que abordam conceitos relacionados às seguintes categorias: Currículo, Formação inicial docente e Educação de Pessoas com Deficiência. Como coleta de dados, utilizamos as seguintes técnicas: pesquisa e análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Na primeira fase da coleta de dados, efetuamos pesquisa e análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das licenciaturas envolvidas. A segunda fase consistiu na aplicação de breve questionário com discentes em último período de cada curso. Na última fase, a partir dos dados coletados do questionário, selecionamos sete discentes e seis docentes para a realização de entrevista semiestruturada. A nossa Dissertação gerou resultados, como: Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de cada licenciatura é vago, insuficiente, desarticulado e inexpressivo aos aspectos que concernem à Educação de Pessoas com Deficiência; âmbitos disciplinares dos currículos das licenciaturas não se articulam para abordar satisfatoriamente a Educação de Pessoas com Deficiência, inexistindo a interdisciplinaridade; inexistência de eixo formativo e tampouco de transversalidade da Educação de Pessoas com Deficiência nesses currículos; âmbitos transdisciplinares desses currículos não se constituem satisfatoriamente como espaços, momentos e ações articuladas em prol de preparação inicial condigna às demandas educacionais inclusivas; delineamento dos lugares mais segregados e acessórios para a Educação de Pessoas com Deficiência nas licenciaturas devido a ideologias culturalmente dominantes que seccionam os currículos e restringem o tema ao mínimo, ao invisível, ao apêndice curricular; a inexistência de Justiça Curricular que reconheça devidamente as pessoas com deficiência e redistribua os melhores conhecimentos inclusivos; ausência de articulações institucionais para abordar e constituir a Educação de Pessoas com Deficiência em espaços internos e externos da universidade; currículos que geram inseguranças para práticas inclusivas dos licenciandos. Dessa forma, urge atualização de cada PPC de acordo com as demandas educacionais e formativas condignas aos aspectos da inclusão, assim como a transfiguração inadiável desses currículos de formação inicial na perspectiva de constituir a Educação de Pessoas com Deficiência em seus aspectos teóricos, práticos, metodológicos, atitudinais, experenciais de forma interdisciplinar e transversal, como eixo de preparação em seus âmbitos disciplinares e transdisciplinares para que esse intento seja cumprido e assim haja preparação que constitua os licenciandos com práticas pedagógicas reflexivas, atuantes, democráticas, inclusivas e holísticas. Além disso, consideramos mister ações, atitudes e disponibilização de todos os recursos para que sejam asseguradas as acessibilidades e os currículos possam ser vivenciados cotidianamente de maneira justa e adequada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação Inicial Docentept_BR
dc.subjectEducação de Pessoas com Deficiênciapt_BR
dc.titleA educação de pessoas com deficiência em currículos de formação inicial docente: estudo em licenciaturas do Centro Acadêmico do Agrestept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4792818382634322pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2395569396317875pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis Dissertation deals with the Education of People with Disabilities in initial teacher training curricula at the Federal University of Pernambuco, specifically in the Pedagogy, Physics and Chemistry degrees at the Centro Acadêmico do Agreste, Campus Caruaru. This work was qualitative in nature, being characterized as a case study. The general objective of this research was to understand how the Education of People with Disabilities is constituted in the curriculum of undergraduate courses at CAA-UFPE. As specific objectives, we intend to: a) Understand how disciplinary areas are articulated in curricula in relation to the Education of People with Disabilities; b) Know how the transdisciplinary scopes of the curricula address the Education of People with Disabilities; c) Outline the place that the Education of People with Disabilities occupies within the scope of the curricular issues of these degrees. The theoretical foundation adopted was made up of authors and works that address concepts related to the following categories: Curriculum, Initial teacher training and Education of People with Disabilities.To collect data, we used the following techniques: research and document analysis, questionnaire and semi- structured interview. In the first phase of data collection, we carried out research and documentary analysis of the Pedagogical Course Projects (PPC) of the degrees involved. The second phase consisted of applying a brief questionnaire to students in the last period of each course. In the last phase, based on the data collected from the questionnaire, we selected seven students and six teachers to carry out semi-structured interviews.Our Dissertation generated results, such as: Pedagogical Course Project (PPC) of each degree is vague, insufficient, disjointed and inexpressive of aspects that concern the Education of People with Disabilities; disciplinary scopes of degree curricula are not articulated to satisfactorily address the Education of People with Disabilities, with interdisciplinarity lacking; lack of a training axis or transversality of Education for People with Disabilities in these curricula; transdisciplinary scopes of these curricula do not satisfactorily constitute spaces, moments and actions articulated in favor of initial preparation worthy of inclusive educational demands; delineation of the most segregated and accessory places for the Education of People with Disabilities in undergraduate courses due to culturally dominant ideologies that section off curricula and restrict the topic to the minimum, to the invisible, to the curricular appendix; the lack of Curricular Justice that properly recognizes people with disabilities and redistributes the best inclusive knowledge; lack of institutional articulations to address and establish the Education of People with Disabilities in internal and external spaces of the university; curricula that generate insecurities for the inclusive practices of undergraduate students.Therefore, there is an urgent need to update each PPC in accordance with the educational and training demands worthy of the aspects of inclusion, as well as the urgent transfiguration of these initial training curricula with a view to establishing the Education of People with Disabilities in its theoretical, practical and methodological aspects. , attitudinal, experiential in an interdisciplinary and transversal way, as an axis of preparation in their disciplinary and transdisciplinary scopes so that this intention is fulfilled and thus there is preparation that equips graduates with reflective, active, democratic, inclusive and holistic pedagogical practices. Furthermore, we consider that actions, attitudes and the availability of all resources are necessary so that accessibility is ensured and curricula can be experienced on a daily basis in a fair and appropriate manner.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Caio Jose Lopes de Queiroz.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons