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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62023

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Título: "Eu, 'Severino' etiqueta": educação financeira escolar, backgrounds e foregrounds de estudantes da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): SILVA, Arlam Dielcio Pontes da
Palavras-chave: Educação Matemática Crítica; Background; Foreground; Educação Financeira Escolar; Educação de Jovens e Adultos.
Data do documento: 21-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Arlam Dielcio Pontes da. "Eu, 'Severino' etiqueta": educação financeira escolar, backgrounds e foregrounds de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Neste estudo realizamos um diálogo teórico e prático baseado na Educação Matemática Crítica (EMC), relacionando-a com uma perspectiva de Educação Financeira Escolar (EFE) para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A perspectiva teórica amplia as discussões acerca do tema, de modo a incluir nas produções de conhecimentos a responsabilidade pedagógica para atender ao público dessa modalidade de ensino, com suas especificidades e necessidades educacionais, sociais e econômicas. A pesquisa visa a analisar, à luz da Educação Matemática Crítica, se e como reflexões de Educação Financeira Escolar mobilizam os foregrounds de estudantes de uma turma multisseriada dos módulos II e IV da Educação de Jovens e Adultos da Rede de Ensino de Garanhuns-PE em decisões relacionadas ao tema. A metodologia, de cunho qualitativo, envolve a utilização de entrevistas estruturadas e semiestruturadas e realização de aulas sobre o tema, mediadas pelo pesquisador. As entrevistas nos ajudaram a conhecer os backgrounds e os foregrounds dos estudantes, bem como as possibilidades de movimentá-los a partir de reflexões mobilizadas por elementos relacionados às finanças, identificados nos episódios da minissérie “O Auto da Compadecida” ao longo dos debates mediados nas aulas. Para a análise dos dados, apoiamo-nos em interpretações de significados de foreground, com base no referencial teórico adotado, em que os sujeitos investigados se posicionam em uma fronteira influenciada por seus backgrounds, levando a cinco possíveis direções de foreground: polarizado, destruído, amputado, direcionado ou multiplicado. Identificou-se uma movimentação sutil dos foregrounds desses estudantes, de modo que, emergiu da tese a proposição de uma nova interpretação que pudesse melhor traduzir as especificidades dos estudantes da modalidade. Com isso, destacamos o foreground cristalizado como mais uma interpretação de significados. Concluímos, que reflexões de Educação Financeira em aulas de Matemática podem contribuir para mobilizar foregrounds de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, permitindo que eles, estando em uma posição de fronteira, movimentem as direções dos seus foregrounds.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62023
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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