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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62023
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Arlam Dielcio Pontes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T19:44:57Z | - |
dc.date.available | 2025-03-27T19:44:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Arlam Dielcio Pontes da. "Eu, 'Severino' etiqueta": educação financeira escolar, backgrounds e foregrounds de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62023 | - |
dc.description.abstract | Neste estudo realizamos um diálogo teórico e prático baseado na Educação Matemática Crítica (EMC), relacionando-a com uma perspectiva de Educação Financeira Escolar (EFE) para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A perspectiva teórica amplia as discussões acerca do tema, de modo a incluir nas produções de conhecimentos a responsabilidade pedagógica para atender ao público dessa modalidade de ensino, com suas especificidades e necessidades educacionais, sociais e econômicas. A pesquisa visa a analisar, à luz da Educação Matemática Crítica, se e como reflexões de Educação Financeira Escolar mobilizam os foregrounds de estudantes de uma turma multisseriada dos módulos II e IV da Educação de Jovens e Adultos da Rede de Ensino de Garanhuns-PE em decisões relacionadas ao tema. A metodologia, de cunho qualitativo, envolve a utilização de entrevistas estruturadas e semiestruturadas e realização de aulas sobre o tema, mediadas pelo pesquisador. As entrevistas nos ajudaram a conhecer os backgrounds e os foregrounds dos estudantes, bem como as possibilidades de movimentá-los a partir de reflexões mobilizadas por elementos relacionados às finanças, identificados nos episódios da minissérie “O Auto da Compadecida” ao longo dos debates mediados nas aulas. Para a análise dos dados, apoiamo-nos em interpretações de significados de foreground, com base no referencial teórico adotado, em que os sujeitos investigados se posicionam em uma fronteira influenciada por seus backgrounds, levando a cinco possíveis direções de foreground: polarizado, destruído, amputado, direcionado ou multiplicado. Identificou-se uma movimentação sutil dos foregrounds desses estudantes, de modo que, emergiu da tese a proposição de uma nova interpretação que pudesse melhor traduzir as especificidades dos estudantes da modalidade. Com isso, destacamos o foreground cristalizado como mais uma interpretação de significados. Concluímos, que reflexões de Educação Financeira em aulas de Matemática podem contribuir para mobilizar foregrounds de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, permitindo que eles, estando em uma posição de fronteira, movimentem as direções dos seus foregrounds. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
dc.subject | Background | pt_BR |
dc.subject | Foreground | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.title | "Eu, 'Severino' etiqueta": educação financeira escolar, backgrounds e foregrounds de estudantes da Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PESSOA, Cristiane Azevedo dos Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0189029061892610 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4514107834669536 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this study, we carry out a theoretical and practical dialogue based on Critical Mathematics Education, relating it to a perspective of School Financial Education for Youth and Adult Education students. The theoretical perspective expands the discussions on the topic, in order to include in the production of knowledge the pedagogical responsibility to serve the public of this type of teaching, with their specificities and educational, social and economic needs. The research aims to analyze, in the light of Critical Mathematics Education, whether and how reflections on School Financial Education mobilize the foregrounds of students in a multigrade class of modules II and IV of Youth and Adult Education of the Garanhuns-PE Education Network, in decisions related to the topic. The methodology, of a qualitative nature, involves the use of structured and semi-structured interviews and classes on the topic, mediated by the researcher. The interviews help us to understand the students' backgrounds and foregrounds, as well as the possibilities of moving them based on reflections mobilized by elements related to finance, identified in the episodes of the miniseries “O Auto da Compadecida” throughout the debates mediated in classes. For data analysis, we relied on interpretations of foreground meanings, based on the adopted theoretical framework, in which the investigated subjects position themselves on a border influenced by their backgrounds, leading to five possible foreground directions: polarized, destroyed, amputated, directed or multiplied. A subtle movement in the foregrounds of these students was identified, so that the proposition of a new interpretation emerged from the thesis that could better translate the specificities of the students of the modality. With this, we highlight the crystallized foreground as another interpretation of meanings. We conclude that reflections on Financial Education in Mathematics classes can contribute to mobilizing the foregrounds of Youth and Adult Education students, allowing them, being in a frontier position, to move the directions of their foregrounds. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3021252548409195 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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