Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61993

Comparte esta pagina

Título : Condições de desenvolvimento de competências digitais no serviço público: a experiência dos gestores governamentais da SEPLAG/PE
Autor : VIEIRA, Nathalia Carneiro Campello
Palabras clave : Desenvolvimento de competências; Competências no serviço público; Competências digitais
Fecha de publicación : 25-abr-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VIEIRA, Nathalia Carneiro Campello. Condições de desenvolvimento de competências digitais no serviço público: a experiência dos gestores governamentais da SEPLAG/PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Como as condições das situações de trabalho se refletem no desenvolvimento de competências digitais a partir da compreensão dos Gestores Governamentais da SEPLAG? Responder esse questionamento é relevante para a discussão de respostas ao desafio de promoção do desenvolvimento de competências entre servidores públicos, especificamente as digitais. Para responder a essa questão, foram descritas as práticas de gestão da secretaria relacionadas ao desenvolvimento de competências. Em seguida, foi investigada a compreensão que os gestores governamentais possuem sobre competências digitais e, de modo a situar o contexto em que os gestores governamentais experimentam ou observam a mobilização de competências digitais, foram analisadas as descrições dos servidores das situações de trabalho que entenderam como propícias ao desenvolvimento desse tipo de competência. Por fim, foram analisados os depoimentos dos entrevistados a partir de seus entendimentos acerca das condições de desenvolvimento de competências digitais na SEPLAG segundo os cursos de ação do tipo “saber fazer”, “querer fazer” e “poder fazer”. Como resultado, foi identificado que as condições das situações de trabalho relativas aos cursos de ação de saber fazer e de poder fazer se refletem positivamente no desenvolvimento de competências digitais, conforme compreensão dos gestores governamentais da SEPLAG, enquanto condições do curso de ação de querer fazer são vistas de forma geral como insuficientes. Os achados indicam a necessidade de se repensar estratégias de desenvolvimento de competências que dialoguem com o campo da motivação, notadamente no contexto do serviço público.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61993
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Nathalia Carneiro Campello Vieira.pdf922,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons