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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Jackeline Amantino de-
dc.contributor.authorVIEIRA, Nathalia Carneiro Campello-
dc.date.accessioned2025-03-25T21:12:00Z-
dc.date.available2025-03-25T21:12:00Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.citationVIEIRA, Nathalia Carneiro Campello. Condições de desenvolvimento de competências digitais no serviço público: a experiência dos gestores governamentais da SEPLAG/PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61993-
dc.description.abstractComo as condições das situações de trabalho se refletem no desenvolvimento de competências digitais a partir da compreensão dos Gestores Governamentais da SEPLAG? Responder esse questionamento é relevante para a discussão de respostas ao desafio de promoção do desenvolvimento de competências entre servidores públicos, especificamente as digitais. Para responder a essa questão, foram descritas as práticas de gestão da secretaria relacionadas ao desenvolvimento de competências. Em seguida, foi investigada a compreensão que os gestores governamentais possuem sobre competências digitais e, de modo a situar o contexto em que os gestores governamentais experimentam ou observam a mobilização de competências digitais, foram analisadas as descrições dos servidores das situações de trabalho que entenderam como propícias ao desenvolvimento desse tipo de competência. Por fim, foram analisados os depoimentos dos entrevistados a partir de seus entendimentos acerca das condições de desenvolvimento de competências digitais na SEPLAG segundo os cursos de ação do tipo “saber fazer”, “querer fazer” e “poder fazer”. Como resultado, foi identificado que as condições das situações de trabalho relativas aos cursos de ação de saber fazer e de poder fazer se refletem positivamente no desenvolvimento de competências digitais, conforme compreensão dos gestores governamentais da SEPLAG, enquanto condições do curso de ação de querer fazer são vistas de forma geral como insuficientes. Os achados indicam a necessidade de se repensar estratégias de desenvolvimento de competências que dialoguem com o campo da motivação, notadamente no contexto do serviço público.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectCompetências no serviço públicopt_BR
dc.subjectCompetências digitaispt_BR
dc.titleCondições de desenvolvimento de competências digitais no serviço público: a experiência dos gestores governamentais da SEPLAG/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6321204548125252pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6859223626901586pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxHow are the conditions of working situations reflected in the development of digital competences based on the perspective of SEPLAG government managers? Adressing this question is relevant to discuss the answers to the challenge of promoting development of skills among public servants, specifically digital skills. To answer this question, this research describes the secretariat's management practices that are related to skills development. It then investigates the understanding that government managers have on digital skills. In order to provide the context in which the government managers experience or observe the mobilization of digital skills, this research analyzes their descriptions of work situations they consider conducive to the development of such competence. Finally, the interview data is analyzed to assess the conditions for developing digital skills at SEPLAG, categorized by courses of action such as “knowing how to do it”, “wanting to do it” and “being able to do it”. The findings indicate that the conditions of “knowing” and “being able to do” reflect positively on the development of digital skills, while conditions of “wanting to do” are generally seen as insufficient. The findings indicate the need to rethink competency development strategies that engage with the field of motivation, notably in the context of the public service.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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