Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61960
Compartilhe esta página
Título: | A formação inicial de professores na licenciatura em Geografia no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco : uma análise das perspectivas discentes sobre o tornar-se docente |
Autor(es): | GOMES, Oséas da Silva |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores; Licenciatura em Geografia; Universidade Federal de Pernambuco |
Data do documento: | 22-Mar-2024 |
Citação: | GOMES, Oséas da Silva. A formação inicial de professores na licenciatura em Geografia no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco: uma análise das perspectivas discentes sobre o tornar-se docente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho debate a formação inicial de professores, colocando em perspectiva as concepções dos sujeitos em formação sobre o ato de ensinar no contexto do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar a formação inicial de professores no âmbito da Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Por meio de pesquisa qualitativa, que teve a entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados, dez alunos, matriculados em 3 períodos distintos do referido curso de Licenciatura, em formação inicial foram entrevistados. Após a análise semântico categorial do conteúdo manifesto nas entrevistas, os principais resultados foram: (1) é necessária uma formação inicial que considere a realidade social, a partir de bases teóricas sólidas; (2) os licenciandos consideram que a prática atrelada à teoria tem melhores resultados, quando levado em consideração o incentivo ao estudante da escola básica; e, (3) faz-se necessária a reflexão do professor sobre sua prática docente, tendo em vista as necessidades dos sujeitos escolares. No arremate, são apontadas algumas reflexões sobre os atos de ensinar e o de tornar-se docente fomentados pela Licenciatura em Geografia. Ainda no desfecho, compreende-se como a formação docente na UFPE tem influenciado professores em formação e como eles buscarão atuar no âmbito escolar, com a perspectiva de melhorar o interesse pela docência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61960 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Oseas_da_Silva_Gomes_deposito_%281%29_assinado.pdf | 490,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons