Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61960

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Thiago Rodrigues Fernandes da Silva-
dc.contributor.authorGOMES, Oséas da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-24T16:46:58Z-
dc.date.available2025-03-24T16:46:58Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.date.submitted2025-03-13-
dc.identifier.citationGOMES, Oséas da Silva. A formação inicial de professores na licenciatura em Geografia no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco: uma análise das perspectivas discentes sobre o tornar-se docente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61960-
dc.description.abstractO presente trabalho debate a formação inicial de professores, colocando em perspectiva as concepções dos sujeitos em formação sobre o ato de ensinar no contexto do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar a formação inicial de professores no âmbito da Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Por meio de pesquisa qualitativa, que teve a entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados, dez alunos, matriculados em 3 períodos distintos do referido curso de Licenciatura, em formação inicial foram entrevistados. Após a análise semântico categorial do conteúdo manifesto nas entrevistas, os principais resultados foram: (1) é necessária uma formação inicial que considere a realidade social, a partir de bases teóricas sólidas; (2) os licenciandos consideram que a prática atrelada à teoria tem melhores resultados, quando levado em consideração o incentivo ao estudante da escola básica; e, (3) faz-se necessária a reflexão do professor sobre sua prática docente, tendo em vista as necessidades dos sujeitos escolares. No arremate, são apontadas algumas reflexões sobre os atos de ensinar e o de tornar-se docente fomentados pela Licenciatura em Geografia. Ainda no desfecho, compreende-se como a formação docente na UFPE tem influenciado professores em formação e como eles buscarão atuar no âmbito escolar, com a perspectiva de melhorar o interesse pela docência.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em Geografiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titleA formação inicial de professores na licenciatura em Geografia no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco : uma análise das perspectivas discentes sobre o tornar-se docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4753201283196524pt_BR
dc.description.abstractxThis work discusses the initial training of teachers, putting into perspective the conceptions of subjects in training about the act of teaching in the context of Elementary Education. The general objective was to analyze the initial training of teachers within the scope of the Degree in Geography at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Through qualitative research, which used semi-structured interviews as an instrument for data collection, ten subjects in initial training were interviewed, enrolled in 3 different periods of the aforementioned Degree course. After the categorical semantic analysis of the content manifested in the interviews, the main results were: (1) initial training is necessary that considers social reality based on solid theoretical bases; (2) undergraduates consider that practice linked to theory has better results, when taking into account the incentive for basic school students; and, (3) it is necessary for teachers to reflect on their teaching practice, taking into account the needs of school subjects. Finally, some reflections are highlighted on the acts of teaching and becoming a teacher encouraged by the Degree in Geography. Still in the outcome, how teacher training at the Federal University of Pernambuco (UFPE) has influenced teachers in training and how they will seek to work in the school environment, with the perspective of improving the interest in teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Oseas_da_Silva_Gomes_deposito_%281%29_assinado.pdf490,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons