Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61938

Share on

Title: A ética na formação do Secretariado Executivo da UFPE: uma perspectiva estudantil
Authors: LIMA, Rodrigo Felipe de
COSTA, Leomar Souza da
Keywords: Ética; Formação; Discente; Secretariado Executivo; UFPE
Issue Date: 9-Mar-2024
Citation: COSTA, Leomar Souza da; LIMA, Rodrigo Felipe de. A ética na formação do Secretariado Executivo da UFPE: uma perspectiva estudantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A ética é um aspecto fundamental no desenvolvimento profissional, especialmente em áreas como a do Secretariado Executivo, que demandam interações complexas e responsabilidades éticas no exercício de sua profissão. Diante disso, este artigo tem por objetivo identificar a percepção dos discentes do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no que tange ao ensino da ética, na disciplina de Ética e Responsabilidade Socioambiental. Foi realizado um estudo de caso e aplicado uma pesquisa aos alunos regularmente matriculados no curso que haviam cursado ou estavam cursando a referida disciplina. O estudo foi classificado como pesquisa diagnóstico, de cunho quantitativo e exploratório. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário estruturado, disponibilizado pelo Google Forms. A análise foi realizada utilizando-se aplicação estatística simples. Os principais resultados obtidos na pesquisa revelaram que os discentes encontram-se satisfeitos com a metodologia aplicada nos planos de ensino e acreditam que há relevância no aprendizado do tema, tanto na vida acadêmica quanto na profissional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61938
Appears in Collections:(TCC) - Secretariado Executivo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Leomar Souza da Costa e Rodrigo Felipe de Lima.pdf330 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons