Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61905

Compartilhe esta página

Título: Modelo SIR estruturado com tempo de infecção : teoria e implementação numérica
Autor(es): SANTOS, Everlon Figueirôa dos
Palavras-chave: Modelo epidêmico SIR; Tempo de infecção; Modelo numérico; Equações diferenciais parciais; Equações diferenciais ordinárias
Data do documento: 29-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Everlon Figueirôa dos. Modelo SIR estruturado com tempo de infecção: teoria e implementação numérica. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho visa introduzir o modelo epidêmico SIR incorporando o conceito de “tempo de infecção” dos indivíduos na classe de infectados. Para isso, inicialmente será exposto o modelo clássico utilizando equações diferenciais ordinárias (EDOs). Posteriormente, serão realizadas modificações necessárias no sistema para integrar o tempo de infecção, resul- tando em um sistema com EDOs juntamente de uma equação diferencial parcial (EDP). Discutiremos então a forma da solução desse novo sistema e estabeleceremos a existência e unicidade dessa solução. Além disso, será proposto um modelo numérico de primeira ordem para simular o sistema modificado, juntamente com uma análise do comporta- mento de erro numérico de tal algoritmo. Por fim, serão apresentadas simulações com a finalidade de oferecer uma compreensão prática do funcionamento do modelo proposto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61905
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Everlon Figueiroa dos Santos.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons