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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61898
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Título: | Jogo Meias#Verdades : a contribuição da teoria da inoculação psicológica na prevenção da desinformação on-line e radicalização da política brasileira |
Autor(es): | SILVA, Karoline Maria Fernandes da Costa e |
Palavras-chave: | Desinformação on-line; Teoria da inoculação psicológica; Método prebunking; Serious Games; jogo Meias#Verdades |
Data do documento: | 30-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Karoline Maria Fernandes da Costa e. Jogo Meias#Verdades: a contribuição da teoria da inoculação psicológica na prevenção da desinformação on-line e radicalização da política brasileira. 2024. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A desinformação ameaça democracias no mundo inteiro. Em busca de enfrentamento ao problema, estudos contemporâneos têm buscado compreender até que ponto intervenções preventivas com base no método prebunking, sobretudo com o uso de jogos, são eficazes em conferir resistência cognitiva contra os conteúdos falsos e rumores que se propagam em ambiente virtual. Esta tese, particularmente, foca no combate às peças desinformativas disseminadas por grupos políticos alinhados à extrema direita no contexto político brasileiro, destacando as aplicações da Teoria da Inoculação Psicológica como recurso de combate aos efeitos da desordem informacional. Para atingir esse objetivo, buscou-se: a) identificar as principais estratégias de desinformação disseminadas nas redes sociais brasileiras a partir de grupos de extrema direita; b) aplicar o método prebunking de inoculação ao design do protótipo do jogo sério Meias#Verdades e, por fim, c) avaliar a eficiência do protótipo construído em estimular literacia midiática frente à desinformação. Para construir o jogo sério Meias#Verdades, o estudo utilizou-se de métodos mistos, executados em quatro etapas: 1) identificação das estratégias de desinformação nas redes sociais brasileiras, por meio da Análise de Conteúdo das peças desmascaradas como mentirosas pela Agência Lupa, organização jornalística independente que atua na checagem de rumores na Internet; 2) categorização desse material em taxonomias (Polarização; Falsa Identidade; Emoção; Difamação e Conspiração); 3) incorporação do material levantado ao design do protótipo do jogo sério, que, por sua vez, foi construído com base na estrutura de avaliação de jogos sérios Serious Games Design Assessment Framework (SGDA). Por fim, 4) validou-se a ferramenta em um experimento qualitativo com a aplicação de questionários com voluntários (N=55) e interpretação de dados por meio de estatística descritiva (Teste T pareado). Os resultados empíricos desta investigação evidenciam, estatisticamente, que a capacidade das pessoas de identificarem as peças desinformativas trabalhadas no jogo aumenta após a intervenção de inoculação presente no design de Meias#Verdades. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61898 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Informação |
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