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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61898
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PRESSER, Nadi Helena | - |
dc.contributor.author | SILVA, Karoline Maria Fernandes da Costa e | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T23:24:50Z | - |
dc.date.available | 2025-03-19T23:24:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Karoline Maria Fernandes da Costa e. Jogo Meias#Verdades: a contribuição da teoria da inoculação psicológica na prevenção da desinformação on-line e radicalização da política brasileira. 2024. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61898 | - |
dc.description.abstract | A desinformação ameaça democracias no mundo inteiro. Em busca de enfrentamento ao problema, estudos contemporâneos têm buscado compreender até que ponto intervenções preventivas com base no método prebunking, sobretudo com o uso de jogos, são eficazes em conferir resistência cognitiva contra os conteúdos falsos e rumores que se propagam em ambiente virtual. Esta tese, particularmente, foca no combate às peças desinformativas disseminadas por grupos políticos alinhados à extrema direita no contexto político brasileiro, destacando as aplicações da Teoria da Inoculação Psicológica como recurso de combate aos efeitos da desordem informacional. Para atingir esse objetivo, buscou-se: a) identificar as principais estratégias de desinformação disseminadas nas redes sociais brasileiras a partir de grupos de extrema direita; b) aplicar o método prebunking de inoculação ao design do protótipo do jogo sério Meias#Verdades e, por fim, c) avaliar a eficiência do protótipo construído em estimular literacia midiática frente à desinformação. Para construir o jogo sério Meias#Verdades, o estudo utilizou-se de métodos mistos, executados em quatro etapas: 1) identificação das estratégias de desinformação nas redes sociais brasileiras, por meio da Análise de Conteúdo das peças desmascaradas como mentirosas pela Agência Lupa, organização jornalística independente que atua na checagem de rumores na Internet; 2) categorização desse material em taxonomias (Polarização; Falsa Identidade; Emoção; Difamação e Conspiração); 3) incorporação do material levantado ao design do protótipo do jogo sério, que, por sua vez, foi construído com base na estrutura de avaliação de jogos sérios Serious Games Design Assessment Framework (SGDA). Por fim, 4) validou-se a ferramenta em um experimento qualitativo com a aplicação de questionários com voluntários (N=55) e interpretação de dados por meio de estatística descritiva (Teste T pareado). Os resultados empíricos desta investigação evidenciam, estatisticamente, que a capacidade das pessoas de identificarem as peças desinformativas trabalhadas no jogo aumenta após a intervenção de inoculação presente no design de Meias#Verdades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desinformação on-line | pt_BR |
dc.subject | Teoria da inoculação psicológica | pt_BR |
dc.subject | Método prebunking | pt_BR |
dc.subject | Serious Games | pt_BR |
dc.subject | jogo Meias#Verdades | pt_BR |
dc.title | Jogo Meias#Verdades : a contribuição da teoria da inoculação psicológica na prevenção da desinformação on-line e radicalização da política brasileira | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | KREBS, Luciana Monteiro | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0789543063248335 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7300520149420928 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Disinformation threatens democracies around the world. In order to cope with the problem, contemporary studies have sought to understand to what extent preventive interventions based on the prebunking method, especially with the use of games, are effective in conferring cognitive resistance against false contents and rumors that are propagated on digital enviroment. This thesis, in particular, focuses on combating disinformation disseminated by political groups aligned with the far right in the Brazilian political context, highlighting the applications of the Theory of Psychological Inoculation as a resource to combat the effects of informational disorder. To achieve this objective, we sought to: a) identify the main disinformation strategies disseminated on Brazilian social networks from extreme right-wing groups; b) apply the prebunking method of inoculation to the design of the prototype of the serious game Meias#Verdades and, finally, c) evaluate the efficiency of the prototype built in stimulating media literacy in the face of disinformation. To build the serious game Meias#Verdades, the study used mixed methods, carried out in four stages: 1) identification of disinformation strategies on Brazilian social networks, through Content Analysis of the pieces unmasked as liars by Agência Lupa, an independent journalistic organization that works in the verification of rumors on the Internet; 2) categorization of this material into taxonomies (Polarization; False Identity; Emotion; Defamation and Conspiracy); 3) incorporation of the material collected into the design of the serious game prototype, which, in turn, was built based on the Serious Games Design Assessment Framework (SGDA). Finally, 4) the tool was validated in a qualitative experiment with the application of questionnaires with volunteers (N=55) and data interpretation through descriptive statistics (paired T-test). The empirical results of this research highlights, statistically, that people's ability to identify disinformation content applied on in the game increases after the inoculation intervention present in the design of Meias#Verdades game. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8151372917111773 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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