Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61886
Comparte esta pagina
Título : | O tema biomas nos livros didáticos de Geografia do 6º ano : uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa e contextualizada |
Autor : | SILVA, Lucas Campos Cavalcanti e |
Palabras clave : | Ensino fundamental II; Ensino da Geografia; Livro didático; Biomas |
Fecha de publicación : | 8-mar-2024 |
Citación : | SILVA, Lucas Campos Cavalcante e. O tema biomas nos livros didáticos de Geografia do 6º ano: uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa e contextualizada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O presente trabalho tem por objetivo analisar como o tema biomas é apresentado aos alunos nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II na perspectiva da aprendizagem significativa e contextualizada, identificando metodologias utilizadas, técnicas, estratégias de abordagem, uso de imagens e atividades. O livro didático desempenha um papel de extrema importância na construção do conhecimento dos alunos, fornecendo informações relevantes e estruturadas, servindo de guia para o professor e como uma fonte de estudo para os estudantes. A análise criteriosa dos livros didáticos permite que os professores identifiquem seus benefícios e desafios. Com criatividade e flexibilidade, os docentes podem trabalhar com esses materiais de forma dinâmica, complementando-os com recursos adicionais e adaptando-os às necessidades dos alunos. Dessa forma, o livro didático se torna uma ferramenta valiosa para aprimorar o processo de mediação do professor, promovendo um aprendizado mais eficiente e significativo. Ao explorar o tema dos biomas e outros assuntos, os educadores podem utilizar estratégias que estimulem a participação ativa dos alunos, como debates, projetos de pesquisa e experimentos práticos, o que contribui para um entendimento mais profundo e uma maior conexão com o conteúdo estudado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e descritiva, com a análise de dois livros didáticos selecionados. Os resultados mostram que os livros poderiam ter trazido consigo mais atividades que estimulassem a memorização, reflexão e criatividade dos alunos, facilitando assim, seu aprendizado de forma mais significativa. |
Descripción : | 9,0 |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61886 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_LUCAS_FINALIZADO_.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
ficha catalográfica atualizada.pdf | 2,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons