Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61886
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lucas Campos Cavalcanti e | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T18:46:36Z | - |
dc.date.available | 2025-03-19T18:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucas Campos Cavalcante e. O tema biomas nos livros didáticos de Geografia do 6º ano: uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa e contextualizada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61886 | - |
dc.description | 9,0 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar como o tema biomas é apresentado aos alunos nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II na perspectiva da aprendizagem significativa e contextualizada, identificando metodologias utilizadas, técnicas, estratégias de abordagem, uso de imagens e atividades. O livro didático desempenha um papel de extrema importância na construção do conhecimento dos alunos, fornecendo informações relevantes e estruturadas, servindo de guia para o professor e como uma fonte de estudo para os estudantes. A análise criteriosa dos livros didáticos permite que os professores identifiquem seus benefícios e desafios. Com criatividade e flexibilidade, os docentes podem trabalhar com esses materiais de forma dinâmica, complementando-os com recursos adicionais e adaptando-os às necessidades dos alunos. Dessa forma, o livro didático se torna uma ferramenta valiosa para aprimorar o processo de mediação do professor, promovendo um aprendizado mais eficiente e significativo. Ao explorar o tema dos biomas e outros assuntos, os educadores podem utilizar estratégias que estimulem a participação ativa dos alunos, como debates, projetos de pesquisa e experimentos práticos, o que contribui para um entendimento mais profundo e uma maior conexão com o conteúdo estudado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e descritiva, com a análise de dois livros didáticos selecionados. Os resultados mostram que os livros poderiam ter trazido consigo mais atividades que estimulassem a memorização, reflexão e criatividade dos alunos, facilitando assim, seu aprendizado de forma mais significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental II | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Geografia | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Biomas | pt_BR |
dc.title | O tema biomas nos livros didáticos de Geografia do 6º ano : uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa e contextualizada | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7155629480601286 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to detect the main opportunities found in Geography textbooks in the 6th year of elementary school II, from the perspective of meaningful and contextualized learning, identifying used methodologies, techniques, approach strategies, observing how the student can learn with the interpreted content, verify the main challenges of the textbook to disseminate knowledge during the teacher's mediation process in the teaching of learning, to investigate how the subject of biomes can be worked on to have an increasingly meaningful learning, to find out how the textbook can be worked in a more dynamic way to become more efficient, analyze strengths and weaknesses in the teaching of the subject biomes correlated to the teaching of Geography in general, if it corresponds to the cognitive coefficient of the students, if it is too superficial or too deep for that student, how the subject is being used in a positive way for the construction of debates on biogeography and ecosystem, verifying if the subject brought is in accordance with the BNCC AND PCN ́S for the given year studied of elementary school II, reflecting on the activities employed, way of reading, figures and illustrations are easy to understand and observe, examine the teacher's manual of the books covered, as well as the evaluation process and projects brought within the chapter that contains the biomes theme in each textbook, explore the bibliography, supporting texts and BNCC references that the book holds, in addition to other evaluation technologies throughout the present work. The results show that the books could have brought with them more activities that stimulated students' memorization, reflection and creativity, thus facilitating their learning in a more meaningful way. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_LUCAS_FINALIZADO_.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
ficha catalográfica atualizada.pdf | 2,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons