Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60756

Share on

Title: Natureza, topofilia e educação : o papel transformador dos parques urbanos e espaços verdes no Recife
Authors: SILVA, Filipe Nascimento Ferreira da
Keywords: Educação ambiental; Justiça social; Cidadania; Transformação social
Issue Date: 19-Dec-2024
Citation: SILVA, Filipe Nascimento Ferreira da. Natureza, topofilia e educação: o papel transformador dos parques urbanos e espaços verdes no Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A educação ambiental ganha força como uma ferramenta indispensável para a promoção da justiça social e a conscientização crítica acerca das desigualdades socioeconômicas e ambientais fortemente relacionadas ao espaço geográfico. Este trabalho analisa como os espaços verdes, sobretudo os parques urbanos, podem ser utilizados tanto como equipamentos de valorização das áreas do seu entorno, instalados pelo mercado imobiliário para aumentar o valor do solo, como também espaços educativos que potencializam a emancipação política e social das populações em condições de vulnerabilidade socioambiental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, considerou a relação entre os habitantes da cidade com esses espaços, evidenciando como os espaços verdes podem auxiliar na reivindicação de direitos e na participação ativa na transformação de suas realidades quando associados a uma educação libertadora. Os resultados apontam que a educação, quando contextualizada com a realidade do indivíduo, fortalece a formação de uma cidadania ativa, capaz de enfrentar desafios socioambientais que cercam rotineiramente as comunidades distantes dos centros de interesse do mercado imobiliário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60756
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Filipe_Nascimento_Ferreira_da_Silva.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons