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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60577
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Título: | Cenários futuros para uma educação online : perspectivas da inovação no ensino superior |
Autor(es): | SOUZA, Carla Alexandre Barboza de |
Palavras-chave: | Cenarização de futuros; Educação online; Ead; Inovação educacional |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SOUZA, Carla Alexandre Barboza de. Cenários futuros para uma educação online: perspectivas da inovação no ensino superior. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa propôs investigar os quatro principais cenários futuros da educação online, com foco no ensino superior. Traz como base epistemológica a Teoria da Complexidade de Morin, por basear-se em aspectos multidimensionais que buscam distinguir, ligar e aceitar o desafio das incertezas. Neste estudo a definição de inovação utilizada é de Christensen (2009), na qual a inovação atende a necessidades prementes não atendidas, podendo ser complexa, especificamente situada e com a possibilidade de acontecer em multiníveis (produtos, processos e serviços), com objetivo de sustentar uma trajetória. Para o campo educacional, complementamos com a definição da OCDE (2010) de que a inovação é qualquer mudança dinâmica destinada a agregar valor ao processo educacional e culminar em resultados mensuráveis, seja em termos de satisfação das partes interessadas ou desempenho educacional. A tese tece uma costura entre a metodologia de cenarização, os processos de inovação na educação e os conceitos de EaD e educação online, para que olhemos o futuro como um campo de pesquisa e como locus de inovação educacional. A metodologia utilizada na pesquisa é com base no método de Schwartz, Design de futuros e a de Cenários Transformadores, no qual sujeitos representativos do sistema participaram, juntos, de todo processo. Como principais resultados, apontamos para duas forças motrizes: a integração de tecnologias emergentes a EaD online para promover experiências mais imersivas e a articulação e atualização de currículo com o mercado de trabalho. Essas forças, quando positivas trazem um cenário promissor para a educação online, porém quando negativas ou mistas, apontam para desafios que precisam ser olhados com cautela para que o sistema EaD não culmine em 2030 num colapso. A falta de mão de obra qualificada e a crescente procura pela EaD aparecem como elementos pré-determinados, que acontecem em quaisquer cenários. Analisamos os quatro cenários a partir da matriz SWOT para elencar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Todo processo construído para atender às necessidades de um olhar educacional geraram um framework, que foi validado para planejamento estratégico e letramento de futuros para docentes e gestores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60577 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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