Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60577
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Patrícia Smith | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Carla Alexandre Barboza de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T14:59:43Z | - |
dc.date.available | 2025-02-27T14:59:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Carla Alexandre Barboza de. Cenários futuros para uma educação online: perspectivas da inovação no ensino superior. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60577 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa propôs investigar os quatro principais cenários futuros da educação online, com foco no ensino superior. Traz como base epistemológica a Teoria da Complexidade de Morin, por basear-se em aspectos multidimensionais que buscam distinguir, ligar e aceitar o desafio das incertezas. Neste estudo a definição de inovação utilizada é de Christensen (2009), na qual a inovação atende a necessidades prementes não atendidas, podendo ser complexa, especificamente situada e com a possibilidade de acontecer em multiníveis (produtos, processos e serviços), com objetivo de sustentar uma trajetória. Para o campo educacional, complementamos com a definição da OCDE (2010) de que a inovação é qualquer mudança dinâmica destinada a agregar valor ao processo educacional e culminar em resultados mensuráveis, seja em termos de satisfação das partes interessadas ou desempenho educacional. A tese tece uma costura entre a metodologia de cenarização, os processos de inovação na educação e os conceitos de EaD e educação online, para que olhemos o futuro como um campo de pesquisa e como locus de inovação educacional. A metodologia utilizada na pesquisa é com base no método de Schwartz, Design de futuros e a de Cenários Transformadores, no qual sujeitos representativos do sistema participaram, juntos, de todo processo. Como principais resultados, apontamos para duas forças motrizes: a integração de tecnologias emergentes a EaD online para promover experiências mais imersivas e a articulação e atualização de currículo com o mercado de trabalho. Essas forças, quando positivas trazem um cenário promissor para a educação online, porém quando negativas ou mistas, apontam para desafios que precisam ser olhados com cautela para que o sistema EaD não culmine em 2030 num colapso. A falta de mão de obra qualificada e a crescente procura pela EaD aparecem como elementos pré-determinados, que acontecem em quaisquer cenários. Analisamos os quatro cenários a partir da matriz SWOT para elencar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Todo processo construído para atender às necessidades de um olhar educacional geraram um framework, que foi validado para planejamento estratégico e letramento de futuros para docentes e gestores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cenarização de futuros | pt_BR |
dc.subject | Educação online | pt_BR |
dc.subject | Ead | pt_BR |
dc.subject | Inovação educacional | pt_BR |
dc.title | Cenários futuros para uma educação online : perspectivas da inovação no ensino superior | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5926823569861592 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2517625255352224 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to investigate the four main future scenarios of online education, focusing on higher education. Its epistemological basis is Morin's Complexity Theory, as it is based on multidimensional aspects that seek to distinguish, connect, and accept the challenge of uncertainties. In this study, the definition of innovation used is from Christensen (2009), in which innovation meets previously unmet needs and can be complex, specifically situated, and possibly happening at multiple levels (products, processes and services) to sustain a trajectory. For the educational field, we complement the OECD (2010) definition that innovation is any dynamic change intended to add value to the educational process and culminate in measurable results, whether in terms of stakeholder satisfaction or academic performance. The thesis connects between the scenery creation methodology, the processes of innovation in education and the concepts of distance learning and online education so that we look to the future as a field of research and as a locus of educational innovation. The methodology used in the study is based on the Schwartz method, Futures Design and Transformative Scenarios, in which subjects representing the system participated together in the entire process. As main results, we point to two driving forces: integrating emerging technologies into online distance learning to promote more immersive experiences and articulating and updating the curriculum with the job market. When positive, these forces bring a promising scenario for online education; however, when negative or mixed, they point to challenges that must be considered carefully so that the EaD system does not collapse in 2030. The lack of qualified labour and the growing demand for distance learning appear as pre-determined elements which occur in any scenario. We analyzed the four scenarios using the SWOT matrix to list strengths, weaknesses, opportunities, and threats. Every process built to meet an educational perspective's needs generated a framework validated for strategic planning and future literacy for teachers and managers. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Carla Alexandre Barboza de Sousa.pdf | 4,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons