Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60550

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da Expressão de Genes Associados à Vias Imunológicas em Células Tumorais de Mama MDA-MB-231 Expressando Oncoproteínas do Papilomavírus Humano
Autor : LEÃO, Stephanie Loureiro
Palabras clave : Neoplasia Mamária; Oncogenes; HPV; Fator de transcrição; Transfecção
Fecha de publicación : 2-feb-2025
Citación : LOUREIRO LEÃO, Stephanie. Avaliação da Expressão de Genes Associados à Vias Imunológicas em Células Tumorais de Mama MDA-MB-231 Expressando Oncoproteínas do Papilomavírus Humano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biomedicina) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O câncer de mama é uma das neoplasias mais comuns entre mulheres, com 11,7% de incidência global e 685.000 mortes registradas em 2020. Entre os diferentes subtipos, o triplo-negativo é o mais agressivo, com alta taxa de recorrência e sem alvos terapêuticos específicos. O Papilomavírus Humano (HPV) tem sido investigado como possível fator de risco, embora sua relação com o câncer de mama permaneça em investigação. As oncoproteínas E5, E6 e E7 do HPV podem modular vias de sinalização e fatores de transcrição, alterando o microambiente tumoral (TME), que é composto por células tumorais, imunológicas e matriz extracelular. Marcadores moleculares, como a via JAK/STAT e fatores FOXO, são fundamentais para compreender o TME e seu papel na progressão tumoral. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar a expressão dos fatores de transcrição associados ao microambiente tumoral no câncer de mama, STAT4, JAK2, STAT6, STAT3 e FOXO4, utilizando um modelo experimental in vitro. Foi realizada a construção de vetores contendo os oncogenes E5, E6 e E7 do HPV16, clonados em pcDNA3.1 para expressão em células MDA-MB-231 (linhagem celular de carcinoma mamário triplo-negativo) que foram, em seguida, cultivadas e transfectadas com os oncogenes de forma individual. Posteriormente, o RNA foi extraído e utilizado para a síntese de cDNA, seguido da quantificação da expressão por PCR quantitativa em tempo real. Os resultados demonstram que a expressão de STAT4 foi reduzida nas células transfectadas com E5, E6 e E7, indicando que essas oncoproteínas podem interferir nas vias de sinalização reguladas por esse fator de transcrição. JAK2 mostrou tendência de aumento com E5, enquanto sua expressão foi significativamente reduzida com E6 e E7, sugerindo modulação negativa na via JAK/STAT. A expressão de STAT6 aumentou com E5, mas foi reduzida na presença de E6. A expressão de STAT3 foi reduzida com E7 e aumentou discretamente com E5. O gene FOXO4 apresentou um leve aumento na presença de E7, sem alterações significativas com E5 e E6. Esses resultados indicam que os oncogenes do HPV podem modular a expressão de fatores de transcrição importantes no TME do câncer de mama, induzindo a regulação de vias críticas associadas à sobrevivência celular e proliferação, o que pode contribuir para a compreensão dos mecanismos envolvidos na progressão tumoral no câncer de mama triplo negativo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60550
Aparece en las colecciones: (CB - BM) - TCC - Biomedicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Stephanie Loureiro Leão.pdf1,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons