Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60502
Compartilhe esta página
Título: | O impacto das microagressões raciais na participação social e desempenho escolar de jovens negras no ensino médio |
Autor(es): | ARAÚJO, Maria Grazielle Alves |
Palavras-chave: | Microagressões raciais; Ambiente escolar; Jovens negras; Participação social |
Data do documento: | 10-Mai-2023 |
Citação: | ARAÚJO, Maria Grazielle Alves. O impacto das microagressões raciais na participação social e desempenho escolar de jovens negras no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Introdução: O racismo configura-se a partir de uma ficção social, apoiada por meios de comunicação que expõem padrões de imagens públicas, pela indústria cultural e pelo sistema educacional. A mulher, jovem e negra encontra-se numa posição distante do entendimento do corpo e afastam-se de traços que afirmam sua ancestralidade. O espaço escolar, por sua vez, tem sido propagador do racismo e sexismo, tornando-se um instrumento aliado de práticas racista na vida dessas jovens. Métodos: Foi realizada uma pesquisa de campo descritiva exploratória com abordagem qualitativa numa Escola de Referência em Ensino Médio, localizada na região metropolitana do Recife. Resultados:As mulheres negras encaram estereótipos e preconceitos profundamente enraizados que são perpetuados pela cultura popular e pela sociedade em geral. Estudos mostram que alunos que sofrem preconceito têm maior probabilidade de apresentar sintomas de ansiedade e depressão, além de ter um desempenho escolar pior do que seus colegas. Além disso, o racismo pode afetar a saúde mental das pessoas pertencentes a grupos minoritários, o que pode afetar sua capacidade de participar plenamente da sociedade.Conclusão:Percebeu-se, através dos resultados da presente pesquisa, que as microagressões raciais afetaram diretamente as adolescentes pretas nas esferas sociais, escolar e psicológicas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60502 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ultima versão.docx.pdf | 563,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons