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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60502

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROSAS, Marina Araújo-
dc.contributor.authorARAÚJO, Maria Grazielle Alves-
dc.date.accessioned2025-02-21T12:33:22Z-
dc.date.available2025-02-21T12:33:22Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2025-02-19-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Grazielle Alves. O impacto das microagressões raciais na participação social e desempenho escolar de jovens negras no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60502-
dc.description.abstractIntrodução: O racismo configura-se a partir de uma ficção social, apoiada por meios de comunicação que expõem padrões de imagens públicas, pela indústria cultural e pelo sistema educacional. A mulher, jovem e negra encontra-se numa posição distante do entendimento do corpo e afastam-se de traços que afirmam sua ancestralidade. O espaço escolar, por sua vez, tem sido propagador do racismo e sexismo, tornando-se um instrumento aliado de práticas racista na vida dessas jovens. Métodos: Foi realizada uma pesquisa de campo descritiva exploratória com abordagem qualitativa numa Escola de Referência em Ensino Médio, localizada na região metropolitana do Recife. Resultados:As mulheres negras encaram estereótipos e preconceitos profundamente enraizados que são perpetuados pela cultura popular e pela sociedade em geral. Estudos mostram que alunos que sofrem preconceito têm maior probabilidade de apresentar sintomas de ansiedade e depressão, além de ter um desempenho escolar pior do que seus colegas. Além disso, o racismo pode afetar a saúde mental das pessoas pertencentes a grupos minoritários, o que pode afetar sua capacidade de participar plenamente da sociedade.Conclusão:Percebeu-se, através dos resultados da presente pesquisa, que as microagressões raciais afetaram diretamente as adolescentes pretas nas esferas sociais, escolar e psicológicas.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMicroagressões raciaispt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectJovens negraspt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.titleO impacto das microagressões raciais na participação social e desempenho escolar de jovens negras no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3631149489924980pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3371824132056102pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Racism is configured from a social fiction, supported by means of communication that expose standards of public images, by the cultural industry and by the educational system. The woman, young and black, finds herself in a position far from understanding the body and moving away from traits that affirm her ancestry. The school space, in turn, is a propagator of racism and sexism, becoming an ally instrument of racist practices in the lives of these young women. Methods: A descriptive exploratory field research with a qualitative approach was carried out in a Escola Referência em Ensino Médio, located in the metropolitan region of Recife. Results:Black women face deeply rooted stereotypes and prejudices that are perpetuated by popular culture and society at large. Studies show that students who experience prejudice are more likely to experience symptoms of anxiety and depression, in addition to performing worse in school than their peers. Furthermore, racism can affect the mental health of people belonging to minority groups, which can affect their ability to participate fully in society. Conclusion: It was noticed, through the results of this research, that racial microaggressions directly affected black adolescents in the social, school and psychological spheres.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2716-3606pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

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