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Título : O impacto de intervenções de atividades recreativas nos níveis de ansiedade em escolares de 8 a 12 anos
Autor : LIMA, Bruna Daniele Monteiro
Palabras clave : Ansiedade; Exercício; Estudantes
Fecha de publicación : 18-oct-2024
Citación : LIMA, Bruna Daniele Monteiro. O impacto de intervenções de atividades recreativas nos níveis de ansiedade em escolares de 8 a 12 anos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Introdução: A ansiedade é uma resposta fisiológica que pode se tornar patológica quando atinge níveis elevados, afetando o desempenho social de crianças e adolescentes. Nesse cenário, a prática de atividades físicas, como a recreação, tem se revelado uma estratégia eficaz tanto para a prevenção quanto para o tratamento desse transtorno de saúde mental. Objetivo: investigar o impacto de uma intervenção com atividades recreativas nos níveis de atividade física e ansiedade em escolares de 8 a 12 anos de idade. Metodologia: Trata-se de estudo experimental, com abordagem quantitativa. As crianças foram divididas em dois grupos: um grupo experimental (GE), que participava de intervenções em atividades físicas (esportes, recreação e natação) duas vezes por semana, durante oito semanas, e um grupo controle (GC) que não realizou intervenção. O nível de atividade física (NAF) foi avaliado pelo Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C) e os níveis de ansiedade pelo Multidimensional anxiety scale for children - MASC. Os testes de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste Qui-quadrado (x2) para análise da associação entre as variáveis, adotando-se uma significância de p<0,05. Resultados: Na comparação entre o grupo controle e os experimentais, houve diferença significativa na atividade física. O grupo Esportes apresentou maior nível (mediana de 3,0) e mais crianças ativas (60%) que o controle (11,1%), com p=0,15 e p=0,005, respectivamente. A ansiedade, não houve diferença estatística ( p=0,334). Conclusão: A atividade física se revela uma eficaz estratégia no combate à ansiedade na infância.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60476
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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