Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60476

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAES, Pedro Pinheiro-
dc.contributor.authorLIMA, Bruna Daniele Monteiro-
dc.date.accessioned2025-02-20T16:19:26Z-
dc.date.available2025-02-20T16:19:26Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-02-18-
dc.identifier.citationLIMA, Bruna Daniele Monteiro. O impacto de intervenções de atividades recreativas nos níveis de ansiedade em escolares de 8 a 12 anos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60476-
dc.description.abstractIntrodução: A ansiedade é uma resposta fisiológica que pode se tornar patológica quando atinge níveis elevados, afetando o desempenho social de crianças e adolescentes. Nesse cenário, a prática de atividades físicas, como a recreação, tem se revelado uma estratégia eficaz tanto para a prevenção quanto para o tratamento desse transtorno de saúde mental. Objetivo: investigar o impacto de uma intervenção com atividades recreativas nos níveis de atividade física e ansiedade em escolares de 8 a 12 anos de idade. Metodologia: Trata-se de estudo experimental, com abordagem quantitativa. As crianças foram divididas em dois grupos: um grupo experimental (GE), que participava de intervenções em atividades físicas (esportes, recreação e natação) duas vezes por semana, durante oito semanas, e um grupo controle (GC) que não realizou intervenção. O nível de atividade física (NAF) foi avaliado pelo Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C) e os níveis de ansiedade pelo Multidimensional anxiety scale for children - MASC. Os testes de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste Qui-quadrado (x2) para análise da associação entre as variáveis, adotando-se uma significância de p<0,05. Resultados: Na comparação entre o grupo controle e os experimentais, houve diferença significativa na atividade física. O grupo Esportes apresentou maior nível (mediana de 3,0) e mais crianças ativas (60%) que o controle (11,1%), com p=0,15 e p=0,005, respectivamente. A ansiedade, não houve diferença estatística ( p=0,334). Conclusão: A atividade física se revela uma eficaz estratégia no combate à ansiedade na infância.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectExercíciopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleO impacto de intervenções de atividades recreativas nos níveis de ansiedade em escolares de 8 a 12 anospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVIEIRA, Gilberto Ramos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0394403566793182pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8481873172778216pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Anxiety is a physiological response that can become pathological when it reaches high levels, affecting the social performance of children and adolescents. In this scenario, the practice of physical activities, such as recreation, has proven to be an effective strategy for both the prevention and treatment of this mental health disorder. Objective: To investigate the impact of an intervention with recreational activities on the levels of physical activity and anxiety in schoolchildren aged 8 to 12 years. Objective: to investigate the impact of an intervention with recreational activities on levels of physical activity and anxiety in schoolchildren aged 8 to 12 years. Methodology: This is an experimental study with a quantitative approach. The children were divided into two groups: an experimental group (EG), which participated in interventions in physical activities (sports, recreation and swimming) twice a week for eight weeks, and a control group (CG) that did not undergo intervention. The level of physical activity (PAL) was assessed using the Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C) and the levels of anxiety using the Multidimensional anxiety scale for children - MASC. The Shapiro-Wilk normality test and the Chi-square test (x2) were used to analyze the association between the variables, adopting a significance of p<0.05. Results: In the comparison between the control group and the experimental groups, there was a significant difference in physical activity. The Sports group had a higher level (median of 3.0) and more active children (60%) than the control group (11.1%), with p=0.15 and p=0.005, respectively. There was no statistical difference in anxiety (p=0.334). Conclusion: Physical activity is an effective strategy to combat anxiety in childhood.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190633630436858pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-7769-8717pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- BRUNA DANIELE MONTEIRO LIMA.pdf
  Item embargado até 2026-02-21
1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons