Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60460
Compartilhe esta página
Título: | Artrópodes em cordel: O encanto da biologia no ritmo da literatura popular |
Autor(es): | SILVA, Isabel Ferreira da |
Palavras-chave: | artrópodes; ensino de biologia; literatura de cordel |
Data do documento: | 19-Dez-2024 |
Citação: | SILVA, I. F. Biologia em cordel: o encanto dos artrópodes no ritmo da literatura popular. 2025. 96 p. Trabalho conclusão de curso (Ciências Biológicas). Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | A literatura de cordel como recurso didático para o ensino de artrópodes no Ensino Médio, destaca sua relevância como ferramenta acessível e inovadora para a aprendizagem de Biologia. Este trabalho adota uma abordagem qualitativa e defende que o uso do cordel pode dinamizar o ensino de artrópodes, ao tornar os conteúdos mais atrativos, acessíveis e prazerosos para os estudantes. A pesquisa foi baseada na Matriz Curricular de Biologia do Ensino Médio, no currículo de Pernambuco, guia essencial para todas as etapas da educação básica que proporciona à escola a responsabilidade de criar situações que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências para os estudantes. Para a construção dos cordéis foram analisados livros didáticos do Ensino Médio e foram incorporados temas além dos abordados nos livros didáticos, mas que estão previstos no Currículo de Pernambuco, ao abordar as importâncias econômicas, médicas e forenses dos artrópodes, entre outros tópicos. Esta pesquisa foi complementada por livros especializados e artigos acadêmicos. A partir das análises dos materiais, a estrutura poética dos cordéis seguiu a forma de sextilhas que facilita a compreensão dos conceitos científicos. O cordel oferece uma maneira criativa de apresentar conteúdos científicos de forma divertida e envolvente, ao mesmo tempo, em que permite que o professor explore temas transversais e desenvolva habilidades de leitura e interpretação. Assim, a proposta do livro de cordéis "O mundo arretado dos artrópodes" busca contribuir com a prática pedagógica, ao proporcionar uma abordagem mais dinâmica para o estudo dos artrópodes, promovendo maior interação entre professores e estudantes e facilitando a assimilação de conceitos científicos e apresenta um plano de aula como proposta para a utilização do livro e atividades complementares para os estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60460 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ISABEL FERREIRA DA SILVA. pdf.pdf Item embargado até 2026-02-20 | 10,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons