Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60460

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Crislaine Maria da-
dc.contributor.authorSILVA, Isabel Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-02-19T16:37:49Z-
dc.date.available2025-02-19T16:37:49Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.date.submitted2025-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, I. F. Biologia em cordel: o encanto dos artrópodes no ritmo da literatura popular. 2025. 96 p. Trabalho conclusão de curso (Ciências Biológicas). Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60460-
dc.description.abstractA literatura de cordel como recurso didático para o ensino de artrópodes no Ensino Médio, destaca sua relevância como ferramenta acessível e inovadora para a aprendizagem de Biologia. Este trabalho adota uma abordagem qualitativa e defende que o uso do cordel pode dinamizar o ensino de artrópodes, ao tornar os conteúdos mais atrativos, acessíveis e prazerosos para os estudantes. A pesquisa foi baseada na Matriz Curricular de Biologia do Ensino Médio, no currículo de Pernambuco, guia essencial para todas as etapas da educação básica que proporciona à escola a responsabilidade de criar situações que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências para os estudantes. Para a construção dos cordéis foram analisados livros didáticos do Ensino Médio e foram incorporados temas além dos abordados nos livros didáticos, mas que estão previstos no Currículo de Pernambuco, ao abordar as importâncias econômicas, médicas e forenses dos artrópodes, entre outros tópicos. Esta pesquisa foi complementada por livros especializados e artigos acadêmicos. A partir das análises dos materiais, a estrutura poética dos cordéis seguiu a forma de sextilhas que facilita a compreensão dos conceitos científicos. O cordel oferece uma maneira criativa de apresentar conteúdos científicos de forma divertida e envolvente, ao mesmo tempo, em que permite que o professor explore temas transversais e desenvolva habilidades de leitura e interpretação. Assim, a proposta do livro de cordéis "O mundo arretado dos artrópodes" busca contribuir com a prática pedagógica, ao proporcionar uma abordagem mais dinâmica para o estudo dos artrópodes, promovendo maior interação entre professores e estudantes e facilitando a assimilação de conceitos científicos e apresenta um plano de aula como proposta para a utilização do livro e atividades complementares para os estudantes.pt_BR
dc.format.extent96 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectartrópodespt_BR
dc.subjectensino de biologiapt_BR
dc.subjectliteratura de cordelpt_BR
dc.titleArtrópodes em cordel: O encanto da biologia no ritmo da literatura popularpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1676552825080926pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1703517502714320pt_BR
dc.description.abstractxThe literature of cordel as a didactic resource for teaching arthropods in High School highlights its relevance as an accessible and innovative tool for Biology learning. This work adopts a qualitative approach and argues that the use of cordel can dynamize the teaching of arthropods, making the content more attractive, accessible, and enjoyable for students. The research was based on the Biology Curriculum Matrix of High School in Pernambuco, an essential guide for all stages of basic education that provides the school with the responsibility of creating situations that favor the development of skills and competencies for students. To build the cordels, High School textbooks were analyzed and themes beyond those covered in the textbooks but included in the Pernambuco Curriculum were incorporated, addressing the economic, medical, and forensic importance of arthropods, among other topics. This research was complemented by specialized books and academic articles. From the analysis of the materials, the poetic structure of the cordels followed the form of sextilhas, which facilitates the understanding of scientific concepts. Cordel offers a creative way to present scientific content in a fun and engaging manner, while allowing the teacher to explore cross-cutting themes and develop reading and interpretation skills. Thus, the proposal of the cordel book "The amazing world of arthropods" aims to contribute to pedagogical practice, providing a more dynamic approach to the study of arthropods, promoting greater interaction between teachers and students, and facilitating the assimilation of scientific concepts. It also presents a lesson plan as a proposal for the use of the book and complementary activities for students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ISABEL FERREIRA DA SILVA. pdf.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-02-20
10,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons