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Título : Menos muros, mais pontes : estratégias de ação para os núcleos de inclusão de discentes com deficiência em instituições de ensino básico, técnico e tecnológico
Autor : ARAÚJO, Ana Maria de Figueiredo Beltrão Corrêa de
Palabras clave : acessibilidade; núcleos de inclusão; estudante com necessidades específicas; pessoa com deficiência; educação inclusiva; Instituto Federal de Pernambuco
Fecha de publicación : 29-jul-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ARAÚJO, Ana Maria de Figueiredo Beltrão Corrêa de. Menos muros, mais pontes: estratégias de ação para os núcleos de inclusão de discentes com deficiência em instituições de ensino básico, técnico e tecnológico. 2024. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O acesso e permanência de jovens com necessidades educacionais específicas (NEE) na educação técnica e superior é desafiador. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2022 demonstrou que o Nordeste é a região que possui a maior quantidade de pessoas com deficiência (PcD), e o maior índice de analfabetismo, entre pessoas com 15 anos ou mais, com ou sem deficiência. O espaço reservado ao acolhimento e permanência de PcD nas instituições públicas de ensino básico, técnico e tecnológico tem acontecido por meio dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão, nos quais atuam equipes multidisciplinares, que orientam e apoiam os docentes nos ajustes metodológicos necessários ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes NEE. O objetivo desta pesquisa é identificar ações e recomendações, relacionadas à estrutura organizacional e às tecnologias assistivas (TA), necessárias ao acolhimento de estudantes NEE, realizados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), buscando identificar o que existia na produção científica e o que foi verificado na realidade de três campi, a fim de demonstrar o que já tem sido feito e o que pode ser feito para melhorar. Esta pesquisa se classifica em exploratória e qualitativa. Os procedimentos metodológicos estão formatados em quatro etapas: (1) Levantamento bibliográfico e documental, no qual foram identificadas as recomendações relacionadas à estrutura organizacional e de TA; (2) o estudo de campo, constituído por visitas aos três núcleos, registros fotográficos, entrevistas com os coordenadores e questionários com os docentes, técnicos, e discentes usuários do Núcleo; (3) a análise dos dados; e (4) o desenvolvimento do material didático. Identificou-se, que há bastante interesse do corpo docente e técnico pelo processo de inclusão, porém, ainda há desconhecimento sobre como acolher. Apresenta como resultado, o material didático Estratégias para o acolhimento do Discente com NEE, oriundo da sistematização da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo realizada em três Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFPE. O material contém 49 recomendações organizacionais e 66 softwares gratuitos de TA identificados, segundo o tipo de deficiência.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60459
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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