Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60459
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, Laura Bezerra | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Ana Maria de Figueiredo Beltrão Corrêa de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T16:02:45Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T16:02:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ana Maria de Figueiredo Beltrão Corrêa de. Menos muros, mais pontes: estratégias de ação para os núcleos de inclusão de discentes com deficiência em instituições de ensino básico, técnico e tecnológico. 2024. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60459 | - |
dc.description.abstract | O acesso e permanência de jovens com necessidades educacionais específicas (NEE) na educação técnica e superior é desafiador. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2022 demonstrou que o Nordeste é a região que possui a maior quantidade de pessoas com deficiência (PcD), e o maior índice de analfabetismo, entre pessoas com 15 anos ou mais, com ou sem deficiência. O espaço reservado ao acolhimento e permanência de PcD nas instituições públicas de ensino básico, técnico e tecnológico tem acontecido por meio dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão, nos quais atuam equipes multidisciplinares, que orientam e apoiam os docentes nos ajustes metodológicos necessários ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes NEE. O objetivo desta pesquisa é identificar ações e recomendações, relacionadas à estrutura organizacional e às tecnologias assistivas (TA), necessárias ao acolhimento de estudantes NEE, realizados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), buscando identificar o que existia na produção científica e o que foi verificado na realidade de três campi, a fim de demonstrar o que já tem sido feito e o que pode ser feito para melhorar. Esta pesquisa se classifica em exploratória e qualitativa. Os procedimentos metodológicos estão formatados em quatro etapas: (1) Levantamento bibliográfico e documental, no qual foram identificadas as recomendações relacionadas à estrutura organizacional e de TA; (2) o estudo de campo, constituído por visitas aos três núcleos, registros fotográficos, entrevistas com os coordenadores e questionários com os docentes, técnicos, e discentes usuários do Núcleo; (3) a análise dos dados; e (4) o desenvolvimento do material didático. Identificou-se, que há bastante interesse do corpo docente e técnico pelo processo de inclusão, porém, ainda há desconhecimento sobre como acolher. Apresenta como resultado, o material didático Estratégias para o acolhimento do Discente com NEE, oriundo da sistematização da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo realizada em três Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFPE. O material contém 49 recomendações organizacionais e 66 softwares gratuitos de TA identificados, segundo o tipo de deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | núcleos de inclusão | pt_BR |
dc.subject | estudante com necessidades específicas | pt_BR |
dc.subject | pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Menos muros, mais pontes : estratégias de ação para os núcleos de inclusão de discentes com deficiência em instituições de ensino básico, técnico e tecnológico | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8391227879261379 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0215243970688414 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ergonomia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Access to and retention of young people with specific educational needs (SEN) in technical and higher education is challenging. The Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2022 showed that the Northeast is the region with the largest number of people with disabilities (PcD) and the highest illiteracy rate among people aged 15 or over, with or without disabilities. The space reserved for the reception and retention of PcD in public basic, technical and technological education institutions has been provided by the Núcleos de Acessibilidade e Inclusão, which are staffed by multidisciplinary teams that guide and support teachers in the methodological adjustments necessary for the teaching-learning process of SEN students. The objective of this research is to identify actions and recommendations related to the organizational structure and assistive technologies (AT) necessary for welcoming SEN students, carried out by the Núcleos de Acessibilidade e Inclusão of the Federal Institute of Pernambuco (IFPE), seeking to identify what existed in the scientific production and what was verified in the reality of three campuses, in order to demonstrate what has already been done and what can be done to improve. This research is classified as exploratory and qualitative. The methodological procedures are formatted in four stages: (1) Bibliographic and documentary survey, in which recommendations related to the organizational structure and AT were identified; (2) the field study, consisting of visits to the three centers, photographic records, interviews with the coordinators and questionnaires with the teachers, technicians, and students who use the Núcleos; (3) data analysis; and (4) development of the teaching material. It was identified that there is considerable interest among the teaching and technical staff in the inclusion process, however, there is still a lack of knowledge about how to welcome them. The result is the teaching material “Strategies for Welcoming Students with Special Needs”, resulting from the systematization of bibliographic research and field research carried out in three Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) of IFPE. The material contains 49 organizational recommendations and 66 free AT software programs identified according to the type of disability. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ergonomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ana Maria de Figueiredo Beltrao Correa de Araujo.pdf | 8,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons