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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60443

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Título: Devires-criança em conexão : experiências de artes visuais em um quintal-ateliê
Autor(es): GARCIA, Cristina Calaço
Palavras-chave: Artes Visuais; Devir-criança; Experiência; Ensino/aprendizagem; Transtorno do déficit de natureza
Data do documento: 30-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GARCIA, Cristina Calaço. Devires-criança em conexão : experiências de artes visuais em um quintal-ateliê. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta dissertação questiona sobre como as experiências de ensino/aprendizagem em Artes Visuais que acontecem com as crianças do quintal-ateliê podem consolidar aprendizagens conectadas com a teia da vida planetária. Esse questionamento gerou o objetivo geral de investigar as experiências de ensino/aprendizagem em Artes Visuais que acontecem com crianças do quintal-ateliê para a consolidação de aprendizagens conectadas com a teia da vida planetária. Para alcançar esse objetivo geral, delineou os seguintes objetivos específicos: revisitar as noções de experiência; relacionar as experiências do ter e ser natureza na teia da vida; apresentar o conceito de transtorno do déficit de natureza; caracterizar as infâncias e crianças do século XXI que participaram do quintal-ateliê investigado; descrever as experiências de ensino/aprendizagem em Artes Visuais que acontecem com as crianças participantes do quintal-ateliê investigado. A opção metodológica compreende o percurso realizado como uma Investigação Baseada em Artes (IBA), fundamentada no enfoque construcionista e o entendimento de que os caminhos percorridos não precederam a investigação, assim como a investigadora também se constituiu nesse percurso junto com as crianças participantes do quintal-ateliê. A fundamentação teórica se apoia no campo de estudo da Cultura Visual com autores como Borre Nunes (2010), Cunha (2010) Nascimento (2010, 2013), Sardelich (2006, 2019), além das noções de: experiência, de Dewey (2010) e Larossa (2002); transtorno do déficit de natureza, de Louv (2016); o bem viver, de Krenak (2020) e o acontecer artístico de Esbell (2018). As experiências de ensino/aprendizagem em Artes Visuais aconteceram na conexão dos devires-criança, diferentes temporalidades que criam em comunhão, na solidariedade dos existires, na cooperação simbiótica dos corpos. Diferentes temporalidades que olham para o movimento, o imprevisto, que vêem a singularidade à espera da atribuição de sentido, de ser significada. Devires-criança conectados em devires-artista que expõem pistas de seus existires em movimento nas visualidades que oferecem. Uma conexão que permita o tempo necessário para olhar, escutar, sentir, esperar, cultivar a atenção e a gentileza para o bem-viver de corpos vivos em terra viva, que promova a oportunidade e a liberdade para que devires-criança e devires-artista exerçam suas escolhas a partir das opções oferecidas e as pistas que esses devires oferecem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60443
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

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