Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60443
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SARDELICH, Maria Emilia | - |
dc.contributor.author | GARCIA, Cristina Calaço | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T12:06:32Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T12:06:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Cristina Calaço. Devires-criança em conexão : experiências de artes visuais em um quintal-ateliê. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60443 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação questiona sobre como as experiências de ensino/aprendizagem em Artes Visuais que acontecem com as crianças do quintal-ateliê podem consolidar aprendizagens conectadas com a teia da vida planetária. Esse questionamento gerou o objetivo geral de investigar as experiências de ensino/aprendizagem em Artes Visuais que acontecem com crianças do quintal-ateliê para a consolidação de aprendizagens conectadas com a teia da vida planetária. Para alcançar esse objetivo geral, delineou os seguintes objetivos específicos: revisitar as noções de experiência; relacionar as experiências do ter e ser natureza na teia da vida; apresentar o conceito de transtorno do déficit de natureza; caracterizar as infâncias e crianças do século XXI que participaram do quintal-ateliê investigado; descrever as experiências de ensino/aprendizagem em Artes Visuais que acontecem com as crianças participantes do quintal-ateliê investigado. A opção metodológica compreende o percurso realizado como uma Investigação Baseada em Artes (IBA), fundamentada no enfoque construcionista e o entendimento de que os caminhos percorridos não precederam a investigação, assim como a investigadora também se constituiu nesse percurso junto com as crianças participantes do quintal-ateliê. A fundamentação teórica se apoia no campo de estudo da Cultura Visual com autores como Borre Nunes (2010), Cunha (2010) Nascimento (2010, 2013), Sardelich (2006, 2019), além das noções de: experiência, de Dewey (2010) e Larossa (2002); transtorno do déficit de natureza, de Louv (2016); o bem viver, de Krenak (2020) e o acontecer artístico de Esbell (2018). As experiências de ensino/aprendizagem em Artes Visuais aconteceram na conexão dos devires-criança, diferentes temporalidades que criam em comunhão, na solidariedade dos existires, na cooperação simbiótica dos corpos. Diferentes temporalidades que olham para o movimento, o imprevisto, que vêem a singularidade à espera da atribuição de sentido, de ser significada. Devires-criança conectados em devires-artista que expõem pistas de seus existires em movimento nas visualidades que oferecem. Uma conexão que permita o tempo necessário para olhar, escutar, sentir, esperar, cultivar a atenção e a gentileza para o bem-viver de corpos vivos em terra viva, que promova a oportunidade e a liberdade para que devires-criança e devires-artista exerçam suas escolhas a partir das opções oferecidas e as pistas que esses devires oferecem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Devir-criança | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do déficit de natureza | pt_BR |
dc.title | Devires-criança em conexão : experiências de artes visuais em um quintal-ateliê | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5597813614264814 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8436767321723519 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation asks how the teaching/learning experiences in Visual Arts that take place with children in the backyard studio can consolidate learning connected with the web of planetary life. This question generated the general objective of investigating the teaching/learning experiences in Visual Arts that take place with children in the backyard studio to consolidate learning connected with the web of planetary life. To achieve this general objective, it outlined the following specific objectives: revisit the notions of experience; relate the experiences of having and being nature in the web of life; present the concept of nature deficit disorder; characterize the childhoods and children of the 21st century who participated in the backyard studio investigated; describe the teaching/learning experiences in Visual Arts that take place with children participating in the backyard studio investigated. The methodological option comprises the path carried out as an Arts-Based Investigation (IBA), based on the constructionist approach and the understanding that the paths taken did not precede the investigation, just as the researcher also constituted herself in this path together with the children participating in the backyard. -studio. The theoretical foundation is based on the field of study of Visual Culture with authors such as Borre Nunes (2010), Cunha (2010) Nascimento (2010, 2013), Sardelich (2006, 2019), in addition to the notions of: experience, by Dewey (2010) and Larossa (2002); nature deficit disorder, by Louv (2016); the good life, by Krenak (2020) and the artistic happening by Esbell (2018). The teaching/learning experiences in Visual Arts took place in the connection of child-becomings, different temporalities that create communion, in the solidarity of existences, in the symbiotic cooperation of bodies. Different temporalities that look at movement, the unforeseen, that see singularity waiting for the attribution of meaning, to be signified. Child-becomings connected to artist-becomings that expose clues of their existence in movement in the visualities they offer. A connection that allows the necessary time to look, listen, feel, wait, cultivate attention and kindness for the well-being of living bodies on a living earth, which promotes the opportunity and freedom for becoming-child and becoming-artist make your choices based on the options offered and the clues that these becomings offer. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cristina Calaço Garcia.pdf | 13,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons