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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60384
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Título: | A educação inclusiva e os processos de ensino e aprendizagem da Geografia no Centro de Ensino Integral Santo Amaro/Sirinhaém-PE |
Autor(es): | SILVA, Tiago Henrique da |
Palavras-chave: | Processo de ensino e aprendizagem; Prática docente; Formação de professores |
Data do documento: | 2-Out-2024 |
Citação: | SILVA, Tiago Henrique da. A educação Inclusiva e os processos de ensino e aprendizagem da Geografia no Centro de Ensino Integral Santo Amaro/Sirinhaém-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho aborda o tema da educação inclusiva no contexto das aulas da disciplina de Geografia. Para tanto, tomou-se como lócus de pesquisa o Centro de Ensino Integral Santo Amaro, localizado no distrito de Santo Amaro, em Sirinhaém. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os processos de ensino e aprendizagem Geografia para os alunos com necessidades educacionais especiais no Centro de Ensino Integral Santo Amaro/Sirinhaém na perspectiva da educação especial. Esta instituição é a segunda escola em tempo integral da cidade de Sirinhaém, e assumiu nos últimos anos importância significativa no processo de ensino e aprendizagem dos educandos com necessidade educacionais especiais. Do ponto de vista metodológico, este trabalho baseia-se em uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, lançando mão de procedimentos de análise documental e estudo de caso.Os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas semiestruturadas junto a representantes da comunidade escolar: Gestor (a), Coordenadora (a), Professoras (a), e os Agentes do desenvolvimento educacional especializado (AADEEs). Os principais resultados demonstram a ausência de recursos metodológicos ofertados pela escola para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos(a) que são público-alvo da Educação Especial devido ao aumento crescente de alunos com necessidade educacionais especiais no Centro de Ensino Integral. Além disso, se evidencia um descompasso de compreensão sobre quais ações poderiam ser tomadas para atendimento efetivo dos (as) alunos(as), por parte daqueles que diretamente são responsáveis por esse processo no contexto escolar. Por fim, se apresentam caminhos outros para um ensino de Geografia inclusivo equitativo com uso de ferramentais pedagógicas adaptativas, e formação continuada de professores de Geografia na perspectiva da educação Inclusiva. |
Descrição: | 10 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60384 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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