Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60384
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Tiago Henrique da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T18:13:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-12T18:13:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tiago Henrique da. A educação Inclusiva e os processos de ensino e aprendizagem da Geografia no Centro de Ensino Integral Santo Amaro/Sirinhaém-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60384 | - |
dc.description | 10 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o tema da educação inclusiva no contexto das aulas da disciplina de Geografia. Para tanto, tomou-se como lócus de pesquisa o Centro de Ensino Integral Santo Amaro, localizado no distrito de Santo Amaro, em Sirinhaém. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os processos de ensino e aprendizagem Geografia para os alunos com necessidades educacionais especiais no Centro de Ensino Integral Santo Amaro/Sirinhaém na perspectiva da educação especial. Esta instituição é a segunda escola em tempo integral da cidade de Sirinhaém, e assumiu nos últimos anos importância significativa no processo de ensino e aprendizagem dos educandos com necessidade educacionais especiais. Do ponto de vista metodológico, este trabalho baseia-se em uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, lançando mão de procedimentos de análise documental e estudo de caso.Os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas semiestruturadas junto a representantes da comunidade escolar: Gestor (a), Coordenadora (a), Professoras (a), e os Agentes do desenvolvimento educacional especializado (AADEEs). Os principais resultados demonstram a ausência de recursos metodológicos ofertados pela escola para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos(a) que são público-alvo da Educação Especial devido ao aumento crescente de alunos com necessidade educacionais especiais no Centro de Ensino Integral. Além disso, se evidencia um descompasso de compreensão sobre quais ações poderiam ser tomadas para atendimento efetivo dos (as) alunos(as), por parte daqueles que diretamente são responsáveis por esse processo no contexto escolar. Por fim, se apresentam caminhos outros para um ensino de Geografia inclusivo equitativo com uso de ferramentais pedagógicas adaptativas, e formação continuada de professores de Geografia na perspectiva da educação Inclusiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A educação inclusiva e os processos de ensino e aprendizagem da Geografia no Centro de Ensino Integral Santo Amaro/Sirinhaém-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5893229133599657 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4753201283196524 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work addresses the topic of inclusive education in the context of Geography classes. To this end, we took as the research locus the Centro de Ensino Integral Santo Amaro, located in the district of Santo Amaro, in Sirinhaém-PE. The general objective of this research is to analyze the teaching and learning processes of Geography for students with special educational needs at the Santo Amaro/Sirinhaém Integral Education Center from the perspective of special education. This institution is the second full-time school in the city of Sirinhaém, and in recent years has assumed significant importance in the teaching and learning process for students with special educational needs. From a methodological point of view, this work is based on a qualitative approach of an applied nature, using document analysis and case study procedures. Data were collected through observations and semi-structured interviews with representatives of the school community: Manager, Coordinator, Teachers, and Specialized Educational Development Agents (AADEEs). The main results demonstrate the absence of methodological resources offered by the school for the teaching and learning process of students who are the target audience of Special Education due to the growing increase of students with special educational needs in the Integral Education Center. In addition, there is evidence of a misunderstanding of what actions could be taken to effectively serve students, on the part of those who are directly responsible for this process in the school context. Finally, other paths are presented for an equitable inclusive teaching of Geography with the use of adaptive pedagogical tools, and continuing education of Geography teachers from the perspective of inclusive education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-8686-6882 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Tiago_Henrique_da_Silva.pdf Artículo embargado hasta 2026-02-25 | 550,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons