Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60364

Comparte esta pagina

Título : A inclusão da disciplina ERER nos currículos de ensino superior em Pernambuco como dispositivo de valorização e de representatividade do povo negro na academia
Autor : PEREIRA, Fernanda Letícia Ferreira
Palabras clave : Lei n° 10.639/2003; Formação dos(as) pedagogos(as); Currículo; Práticas Pedagógicas antirracistas
Fecha de publicación : 27-mar-2024
Citación : Ferreira Pereira, Fernanda Letícia. A inclusão da disciplina ERER nos currículos de Ensino Superior em Pernambuco como dispositivo de valorização e de representatividade do povo negro na academia / Fernanda Letícia Ferreira Pereira. - Recife, 2024. 26
Resumen : Esse texto é resultado de estudos que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação básica, e seus desdobramentos no âmbito político e educacional. Tivemos por objetivo reconhecer a importância da implementação da disciplina Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) como obrigatória nos currículos de formação dos (as) Pedagogos (as) nas Instituições públicas de Ensino Superior (IES), no Estado de Pernambuco, mapeando como estão organizados os seus perfis curriculares nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, voltados para a disciplina ERER. Identificamos implicações nas práticas pedagógicas dos (as) sujeitos entrevistados (as) para a realização de práticas antirracistas no ambiente escolar, em decorrência da ausência durante a formação inicial de estudos sobre a educação das relações étnico-raciais. Utilizamos a plataforma Google Forms como um dos instrumentos para a coleta de dados da pesquisa, que indicou algumas lacunas existentes na formação inicial dos Pedagogos (as), apontando a necessidade de mudanças nos currículos educacionais para a garantia da formação comprometida com a Educação para às relações Étnico-Raciais, e a aplicabilidade da Lei n° 10.639/2003.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60364
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Pronto.pdf548,35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons