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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60364
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CABRAL, Dayse Moura | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Fernanda Letícia Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T18:57:17Z | - |
dc.date.available | 2025-02-10T18:57:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-05 | - |
dc.identifier.citation | Ferreira Pereira, Fernanda Letícia. A inclusão da disciplina ERER nos currículos de Ensino Superior em Pernambuco como dispositivo de valorização e de representatividade do povo negro na academia / Fernanda Letícia Ferreira Pereira. - Recife, 2024. 26 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60364 | - |
dc.description.abstract | Esse texto é resultado de estudos que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação básica, e seus desdobramentos no âmbito político e educacional. Tivemos por objetivo reconhecer a importância da implementação da disciplina Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) como obrigatória nos currículos de formação dos (as) Pedagogos (as) nas Instituições públicas de Ensino Superior (IES), no Estado de Pernambuco, mapeando como estão organizados os seus perfis curriculares nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, voltados para a disciplina ERER. Identificamos implicações nas práticas pedagógicas dos (as) sujeitos entrevistados (as) para a realização de práticas antirracistas no ambiente escolar, em decorrência da ausência durante a formação inicial de estudos sobre a educação das relações étnico-raciais. Utilizamos a plataforma Google Forms como um dos instrumentos para a coleta de dados da pesquisa, que indicou algumas lacunas existentes na formação inicial dos Pedagogos (as), apontando a necessidade de mudanças nos currículos educacionais para a garantia da formação comprometida com a Educação para às relações Étnico-Raciais, e a aplicabilidade da Lei n° 10.639/2003. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lei n° 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Formação dos(as) pedagogos(as) | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas antirracistas | pt_BR |
dc.title | A inclusão da disciplina ERER nos currículos de ensino superior em Pernambuco como dispositivo de valorização e de representatividade do povo negro na academia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Liliane Maria Teixeira de | - |
dc.contributor.authorLattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0E672E06BCB3FDF132D886C6B3B43E44 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2357227 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This text is the result of studies that deal with the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in basic education, and its consequences in the political and educational sphere. We aimed to recognize the importance of implementing the Education for Ethnic-Racial Relations (ERER) discipline as mandatory in the training curricula of 5 Pedagogues in public Higher Education Institutions (HEIs), in the State of Pernambuco, mapping how their curricular profiles are organized in the Degree in Pedagogy courses, focused on the ERER discipline. We identified implications in the pedagogical practices of the interviewed subjects for carrying out anti-racist practices in the school environment, due to the absence during initial training of studies on the education of ethnic-racial relations. We used the Google Forms platform as one of the instruments for collecting research data, which indicated some gaps in the initial training of Pedagogues, pointing out the need for changes in educational curricula to guarantee training committed to Education for Ethnic-Racial relations, and the applicability of Law No. 10,639/2003. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE ENSINO E CURRÍCULO (DEC) | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2132360 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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