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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Dayse Moura-
dc.contributor.authorPEREIRA, Fernanda Letícia Ferreira-
dc.date.accessioned2025-02-10T18:57:17Z-
dc.date.available2025-02-10T18:57:17Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.date.submitted2025-02-05-
dc.identifier.citationFerreira Pereira, Fernanda Letícia. A inclusão da disciplina ERER nos currículos de Ensino Superior em Pernambuco como dispositivo de valorização e de representatividade do povo negro na academia / Fernanda Letícia Ferreira Pereira. - Recife, 2024. 26pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60364-
dc.description.abstractEsse texto é resultado de estudos que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação básica, e seus desdobramentos no âmbito político e educacional. Tivemos por objetivo reconhecer a importância da implementação da disciplina Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) como obrigatória nos currículos de formação dos (as) Pedagogos (as) nas Instituições públicas de Ensino Superior (IES), no Estado de Pernambuco, mapeando como estão organizados os seus perfis curriculares nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, voltados para a disciplina ERER. Identificamos implicações nas práticas pedagógicas dos (as) sujeitos entrevistados (as) para a realização de práticas antirracistas no ambiente escolar, em decorrência da ausência durante a formação inicial de estudos sobre a educação das relações étnico-raciais. Utilizamos a plataforma Google Forms como um dos instrumentos para a coleta de dados da pesquisa, que indicou algumas lacunas existentes na formação inicial dos Pedagogos (as), apontando a necessidade de mudanças nos currículos educacionais para a garantia da formação comprometida com a Educação para às relações Étnico-Raciais, e a aplicabilidade da Lei n° 10.639/2003.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLei n° 10.639/2003pt_BR
dc.subjectFormação dos(as) pedagogos(as)pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicas antirracistaspt_BR
dc.titleA inclusão da disciplina ERER nos currículos de ensino superior em Pernambuco como dispositivo de valorização e de representatividade do povo negro na academiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Liliane Maria Teixeira de-
dc.contributor.authorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0E672E06BCB3FDF132D886C6B3B43E44pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2357227pt_BR
dc.description.abstractxThis text is the result of studies that deal with the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in basic education, and its consequences in the political and educational sphere. We aimed to recognize the importance of implementing the Education for Ethnic-Racial Relations (ERER) discipline as mandatory in the training curricula of 5 Pedagogues in public Higher Education Institutions (HEIs), in the State of Pernambuco, mapping how their curricular profiles are organized in the Degree in Pedagogy courses, focused on the ERER discipline. We identified implications in the pedagogical practices of the interviewed subjects for carrying out anti-racist practices in the school environment, due to the absence during initial training of studies on the education of ethnic-racial relations. We used the Google Forms platform as one of the instruments for collecting research data, which indicated some gaps in the initial training of Pedagogues, pointing out the need for changes in educational curricula to guarantee training committed to Education for Ethnic-Racial relations, and the applicability of Law No. 10,639/2003.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE ENSINO E CURRÍCULO (DEC)pt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttps://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2132360pt_BR
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