Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60230
Compartilhe esta página
Título: | O maravilhoso mundo dos microrganismos : histórias para encantar e promover saúde na escola |
Autor(es): | SILVA, Claudilene Analia da |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia; Ensino por investigação; Curiosidade científica |
Data do documento: | 5-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Claudilene Analia da. O maravilhoso mundo dos microrganismos: histórias para encantar e promover saúde na escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | Estudar os microrganismos é essencial para compreender os impactos provocados por esses seres na vida humana. Por isso, é tão importante que o professor invista em aulas mais interessantes e que despertem a curiosidade dos alunos. Entretanto, o professor precisa estar realmente encantado e transmitir esse encantamento para os seus alunos. A contação de história é uma oportunidade que o professor tem de recuperar dos seus alunos o interesse pelas aulas. Diante da expectativa de promover uma aprendizagem científica sobre o maravilhoso mundo dos microrganismos, temos como proposta, construir e aplicar uma Sequência Didática (SD) lúdica e investigativa mediada pela contação de histórias na tentativa de mobilizar nos estudantes do Ensino Médio a curiosidade científica e o encantamento sobre temas ligados à microbiologia e saúde. A Unidade Empírica em que se desenvolveu a pesquisa foi a Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins, localizada em Camaragibe, Pernambuco, cujos sujeitos foram 45 alunos do 1o ano do Ensino Médio do curso Técnico de Eventos. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e diário de campo. As respostas aos questionários foram descritas e analisadas com base na articulação entre os dados coletados e os apontamentos da literatura relativa ao tema. A abordagem adotada possibilitou a vivência de práticas e o desenvolvimento de competências gerais conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados obtidos indicaram que os objetivos de cada aula foram atingidos, evidenciando uma participação significativa e ativa dos estudantes. A combinação da metodologia do encantamento e dos princípios do ensino investigativo pode se apresentar como uma opção viável para alcançar certas competências estabelecidas na BNCC para o Ensino Médio. Vale destacar, que o resultado obtido junto aos alunos revelou produções textuais e visuais brilhantes, sendo a atividade proposta cumprida dentro do prazo esperado e com excelente qualidade. Outrossim, merece destaque a satisfação expressa pelos alunos em fazer algo mais concreto e criado por eles, consistindo em uma extraordinária oportunidade de desenvolver o protagonismo estudantil. A Sequência Didática proposta tem plena condição de ser replicada, integral ou parcialmente, por outros professores de Biologia e servir de inspiração para o ensino de diferentes conteúdos biológicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60230 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Claudilene Analia da Silva.pdf | 21,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons