Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60230
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOTTA, Micheline Barbosa da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Claudilene Analia da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T13:56:55Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04T13:56:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Claudilene Analia da. O maravilhoso mundo dos microrganismos: histórias para encantar e promover saúde na escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60230 | - |
dc.description.abstract | Estudar os microrganismos é essencial para compreender os impactos provocados por esses seres na vida humana. Por isso, é tão importante que o professor invista em aulas mais interessantes e que despertem a curiosidade dos alunos. Entretanto, o professor precisa estar realmente encantado e transmitir esse encantamento para os seus alunos. A contação de história é uma oportunidade que o professor tem de recuperar dos seus alunos o interesse pelas aulas. Diante da expectativa de promover uma aprendizagem científica sobre o maravilhoso mundo dos microrganismos, temos como proposta, construir e aplicar uma Sequência Didática (SD) lúdica e investigativa mediada pela contação de histórias na tentativa de mobilizar nos estudantes do Ensino Médio a curiosidade científica e o encantamento sobre temas ligados à microbiologia e saúde. A Unidade Empírica em que se desenvolveu a pesquisa foi a Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins, localizada em Camaragibe, Pernambuco, cujos sujeitos foram 45 alunos do 1o ano do Ensino Médio do curso Técnico de Eventos. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e diário de campo. As respostas aos questionários foram descritas e analisadas com base na articulação entre os dados coletados e os apontamentos da literatura relativa ao tema. A abordagem adotada possibilitou a vivência de práticas e o desenvolvimento de competências gerais conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados obtidos indicaram que os objetivos de cada aula foram atingidos, evidenciando uma participação significativa e ativa dos estudantes. A combinação da metodologia do encantamento e dos princípios do ensino investigativo pode se apresentar como uma opção viável para alcançar certas competências estabelecidas na BNCC para o Ensino Médio. Vale destacar, que o resultado obtido junto aos alunos revelou produções textuais e visuais brilhantes, sendo a atividade proposta cumprida dentro do prazo esperado e com excelente qualidade. Outrossim, merece destaque a satisfação expressa pelos alunos em fazer algo mais concreto e criado por eles, consistindo em uma extraordinária oportunidade de desenvolver o protagonismo estudantil. A Sequência Didática proposta tem plena condição de ser replicada, integral ou parcialmente, por outros professores de Biologia e servir de inspiração para o ensino de diferentes conteúdos biológicos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Curiosidade científica | pt_BR |
dc.title | O maravilhoso mundo dos microrganismos : histórias para encantar e promover saúde na escola | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7663279173622872 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3428693442982992 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Estudar os microrganismos é essencial para compreender os impactos provocados por esses seres na vida humana. Por isso, é tão importante que o professor invista em aulas mais interessantes e que despertem a curiosidade dos alunos. Entretanto, o professor precisa estar realmente encantado e transmitir esse encantamento para os seus alunos. A contação de história é uma oportunidade que o professor tem de recuperar dos seus alunos o interesse pelas aulas. Diante da expectativa de promover uma aprendizagem científica sobre o maravilhoso mundo dos microrganismos, temos como proposta, construir e aplicar uma Sequência Didática (SD) lúdica e investigativa mediada pela contação de histórias na tentativa de mobilizar nos estudantes do Ensino Médio a curiosidade científica e o encantamento sobre temas ligados à microbiologia e saúde. A Unidade Empírica em que se desenvolveu a pesquisa foi a Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins, localizada em Camaragibe, Pernambuco, cujos sujeitos foram 45 alunos do 1o ano do Ensino Médio do curso Técnico de Eventos. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e diário de campo. As respostas aos questionários foram descritas e analisadas com base na articulação entre os dados coletados e os apontamentos da literatura relativa ao tema. A abordagem adotada possibilitou a vivência de práticas e o desenvolvimento de competências gerais conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados obtidos indicaram que os objetivos de cada aula foram atingidos, evidenciando uma participação significativa e ativa dos estudantes. A combinação da metodologia do encantamento e dos princípios do ensino investigativo pode se apresentar como uma opção viável para alcançar certas competências estabelecidas na BNCC para o Ensino Médio. Vale destacar, que o resultado obtido junto aos alunos revelou produções textuais e visuais brilhantes, sendo a atividade proposta cumprida dentro do prazo esperado e com excelente qualidade. Outrossim, merece destaque a satisfação expressa pelos alunos em fazer algo mais concreto e criado por eles, consistindo em uma extraordinária oportunidade de desenvolver o protagonismo estudantil. A Sequência Didática proposta tem plena condição de ser replicada, integral ou parcialmente, por outros professores de Biologia e servir de inspiração para o ensino de diferentes conteúdos biológicos. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Claudilene Analia da Silva.pdf | 21,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons