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Título : Geodiversidade do litoral norte de Pernambuco : Inventário (qualificação e quantificação) do geopatrimônio e propostas de geoconservação
Autor : ARRUDA, Ítalo Rodrigo Paulino de
Palabras clave : Geoeducação; Geoturismo; Litoral pernambucano; Patrimônio geológico; Popularização das Geociências
Fecha de publicación : 18-oct-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ARRUDA, Ítalo Rodrigo Paulino de. Geodiversidade do litoral norte de Pernambuco: Inventário (qualificação e quantificação) do geopatrimônio e propostas de geoconservação. 2024. Tese (Doutorado em Geociências) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A geodiversidade, principal temática deste trabalho, reúne em um determinado geoambiente diversos elementos abióticos com aspectos científicos, culturais, históricos, sociais e educativos que habitualmente são explorados, mas que precisam constatemente serem conservados para as futuras gerações, pois muitos, são testemunhos da evolução da gênese e dos processos de modelagem do planeta Terra. O estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, é uma região vasta no que se refere aos elementos abióticos e estes precisam ser catalogados, analisados e compreendidos dentro das discussões da geodiversidade e suas respectivas abordagens. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi a identificação, qualificação e quantificação dos principais elementos da geodiversidade da zona costeira Norte do estado de Pernambuco – Nordeste do Brasil, em específico, as pertencentes da Bacia Sedimentar da Paraíba – Sub-bacia de Olinda, seguido da inventariação do geopatrimônio orientado por seus valores e especificidades, da promoção do espaço ao geoturismo, práticas sustentáveis e educacionais. Para que isso fosse possível, foi necessário um levantamento das principais áreas de interesse dos aspectos litológicos, geomórficos e outros, descrição das unidades, elaboração de banco de dados e fichas de inventário, análises qualitativas e quantitativas, e da interação dos valores educacionais, históricos, sociais e culturais da região associados ao geoturismo e a geoeducação. A proposta baseou-se em uma apresentação de segmentos viáveis de geoconservação com a promoção de atividades de cunho educacional, cultural e científica, desenvolvimento do geoturismo, inventariação de geossítios e ampla divulgação das geociências dentro das novas tecnologias informacionais somada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposta pela Organização das Nações Unidas. Assim, com essa pesquisa foi possível ampliar e inserir a área litorânea norte no rool de estudos envolvendo a temática norteadora visando a promoção desse espaço geográfico. Como resultado foram inventariados 14 geossítios, sendo a maioria de relevância nacional e dois internacionais. Sabe-se que o território pernambucano, em específico o litoral, possui grande potencial como patrimônio geológico, geomorfológico, paleontológico, hidrográfico e pedológico atrelado as fortes rugosidades de contrastes históricos, culturais e sociais já existentes, assim como ao turismo de sol e praia aqui já estabelecidos e bastante consolidado que necessitam fortemente de medidas conservacionistas, ecológicas, sustentáveis, educacionais e econômicas. Assim, reforçou-se também a importância de estratégias de geoconservação com base principalmente na geoeducação para que estas e as próximas gerações continuem a usufruir desses elementos da paisagem que contam uma história de evolução e mudanças, além da promoção do patrimônio local e da importância da responsabilidade ambiental.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60229
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Geociências

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