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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60229
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MARIANO, Gorki | - |
dc.contributor.author | ARRUDA, Ítalo Rodrigo Paulino de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T13:04:54Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04T13:04:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Ítalo Rodrigo Paulino de. Geodiversidade do litoral norte de Pernambuco: Inventário (qualificação e quantificação) do geopatrimônio e propostas de geoconservação. 2024. Tese (Doutorado em Geociências) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60229 | - |
dc.description.abstract | A geodiversidade, principal temática deste trabalho, reúne em um determinado geoambiente diversos elementos abióticos com aspectos científicos, culturais, históricos, sociais e educativos que habitualmente são explorados, mas que precisam constatemente serem conservados para as futuras gerações, pois muitos, são testemunhos da evolução da gênese e dos processos de modelagem do planeta Terra. O estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, é uma região vasta no que se refere aos elementos abióticos e estes precisam ser catalogados, analisados e compreendidos dentro das discussões da geodiversidade e suas respectivas abordagens. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi a identificação, qualificação e quantificação dos principais elementos da geodiversidade da zona costeira Norte do estado de Pernambuco – Nordeste do Brasil, em específico, as pertencentes da Bacia Sedimentar da Paraíba – Sub-bacia de Olinda, seguido da inventariação do geopatrimônio orientado por seus valores e especificidades, da promoção do espaço ao geoturismo, práticas sustentáveis e educacionais. Para que isso fosse possível, foi necessário um levantamento das principais áreas de interesse dos aspectos litológicos, geomórficos e outros, descrição das unidades, elaboração de banco de dados e fichas de inventário, análises qualitativas e quantitativas, e da interação dos valores educacionais, históricos, sociais e culturais da região associados ao geoturismo e a geoeducação. A proposta baseou-se em uma apresentação de segmentos viáveis de geoconservação com a promoção de atividades de cunho educacional, cultural e científica, desenvolvimento do geoturismo, inventariação de geossítios e ampla divulgação das geociências dentro das novas tecnologias informacionais somada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposta pela Organização das Nações Unidas. Assim, com essa pesquisa foi possível ampliar e inserir a área litorânea norte no rool de estudos envolvendo a temática norteadora visando a promoção desse espaço geográfico. Como resultado foram inventariados 14 geossítios, sendo a maioria de relevância nacional e dois internacionais. Sabe-se que o território pernambucano, em específico o litoral, possui grande potencial como patrimônio geológico, geomorfológico, paleontológico, hidrográfico e pedológico atrelado as fortes rugosidades de contrastes históricos, culturais e sociais já existentes, assim como ao turismo de sol e praia aqui já estabelecidos e bastante consolidado que necessitam fortemente de medidas conservacionistas, ecológicas, sustentáveis, educacionais e econômicas. Assim, reforçou-se também a importância de estratégias de geoconservação com base principalmente na geoeducação para que estas e as próximas gerações continuem a usufruir desses elementos da paisagem que contam uma história de evolução e mudanças, além da promoção do patrimônio local e da importância da responsabilidade ambiental. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geoeducação | pt_BR |
dc.subject | Geoturismo | pt_BR |
dc.subject | Litoral pernambucano | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio geológico | pt_BR |
dc.subject | Popularização das Geociências | pt_BR |
dc.title | Geodiversidade do litoral norte de Pernambuco : Inventário (qualificação e quantificação) do geopatrimônio e propostas de geoconservação | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GUIMARÃES, Thaís de Oliveira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5425707701516433 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9480872229631779 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geociencias | pt_BR |
dc.description.abstractx | Geodiversity, the main theme of this work, encompasses various abiotic elements within a given geoenvironment, incorporating scientific, cultural, historical, social, and educational aspects. These elements are commonly exploited but must be constantly conserved for future generations, as many of them serve as witnesses to the evolution of the Earth's genesis and shaping processes. The state of Pernambuco, in northeastern Brazil, is a vast region rich in abiotic elements, which need to be cataloged, analyzed, and understood within the discussions of geodiversity and its respective approaches. Thus, the aim of this research was to identify, qualify, and quantify the main elements of the geodiversity in the northern coastal zone of Pernambuco—northeastern Brazil, specifically those belonging to the Paraíba Sedimentary Basin—Olinda Sub-Basin. The study also sought to inventory the geoheritage based on its values and specificities, promoting the region for geotourism, sustainable practices, and educational activities. To achieve this, it was necessary to conduct a survey of key areas of interest regarding lithological, geomorphic, and other aspects, describe the units, create a database and inventory records, perform qualitative and quantitative analyses, and examine the educational, historical, social, and cultural values of the region in association with geotourism and geoeducation. The proposal was based on presenting viable geoconservation strategies, including educational, cultural, and scientific activities, developing geotourism, inventorying geosites, and broadly disseminating geosciences through new informational technologies aligned with the United Nations' Sustainable Development Goals.This research expanded the inclusion of the northern coastal area in the scope of studies on the guiding theme, aiming to promote this geographical space. As a result, 14 geosites were inventoried, most of which were of national relevance, with two having international significance. The Pernambuco territory, particularly the coastal area, is known to have great potential as geological, geomorphological, paleontological, hydrographic, and pedological heritage. This potential is intertwined with the significant historical, cultural, and social contrasts already present, as well as the well-established and consolidated sun-and-beach tourism in the region. These elements strongly require conservationist, ecological, sustainable, educational, and economic measures. Thus, the research emphasized the importance of geoconservation strategies, primarily based on geoeducation, to ensure that current and future generations continue to benefit from these landscape elements, which tell a story of evolution and change. Additionally, it promoted the local heritage and underscored the importance of environmental responsibility. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3653630048041115 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Geociências |
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