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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60227

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Title: Projeto integrador : à bicicleta como aliada na qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas no Recife
Authors: PRADO, Bruno Silva
Keywords: Poluição atmosférica; Recife; Sustentabilidade; Transporte ativo; Bicicleta
Issue Date: 28-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PRADO, Bruno Silva. Projeto integrador: à bicicleta como aliada na qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas no Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Em um cenário de urbanização acelerada, o transporte se destaca como um elemento crucial no panorama ambiental, influenciando significativamen qualidade do ar urbano e as mudanças climáticas. Esta dissertação apresenta uma conexão entre o transporte, a qualidade do ar e a educação ambiental no contexto de Recife, Brasil. Como Produto Técnico e Tecnológico, foi produzido um e-book intitulado "A Bicicleta como Aliada na Qualidade do Ar e no Combate às Mudanças Climáticas em Recife". Este recurso foi desenvolvido para disseminar conhecimentos e conscientizar estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a importância de alternativas de transporte sustentáveis. O e-book surge como resposta à carência de materiais didáticos regionais no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Além disso, promove a bicicleta como uma modalidade de transporte limpa e viável diante do desafiador cenário urbano recifense. A ferramen pedagógica foi estruturada para se alinhar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil, apoiando o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e do engajamento proativo com questões ambientais. O processo de validação envolveu a aplicação de um questionário padronizado pela CAPES a um grupo diversificado de 55 educadores, avaliando a aderência do PTT aos padrõ educacionais, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade. Os educadores deram um retorno majoritariamente positivo, com a maioria reconhecendo o potencial do material didático de ressoar no meio educativo e além disso, valorizando sua abordagem interdisciplinar e sua relevância para os desafi ambientais atuais. O material também foi elogiado por sua adaptabilidade a diferentes ambientes de ensino e sua capacidade de fomentar o protagonismo dos estudantes no debate sobre ordenamento territorial do lugar de vivência. O material didático ressalta a importância das intervenções educacionais na remodelação das atitudes sociais em direção a um estilo de vida sustentável. Destaca o papel da bicicleta não apenas como meio de transporte e lazer, mas como instrumento de mudança ambiental, capaz de mitigar a poluição urbana e contribuir para uma paisagem urbana mais saudável e sustentável. O e-book surge como um promissor catalisador dessa transformação, com implicações potenciais para a formulação de políticas e o planejamento urbano centrados na mobilidade sustentável. Portanto, esta dissertação e seu PTT oferecem uma perspectiva única sobre a educação ambiental, propondo um plano prático para incorporar a sustentabilidade no cotidiano urbano por meio de iniciativas educacionais estratégicas no ensino básico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60227
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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