Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60227

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Helotonio-
dc.contributor.authorPRADO, Bruno Silva-
dc.date.accessioned2025-02-04T12:57:04Z-
dc.date.available2025-02-04T12:57:04Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationPRADO, Bruno Silva. Projeto integrador: à bicicleta como aliada na qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas no Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60227-
dc.description.abstractEm um cenário de urbanização acelerada, o transporte se destaca como um elemento crucial no panorama ambiental, influenciando significativamen qualidade do ar urbano e as mudanças climáticas. Esta dissertação apresenta uma conexão entre o transporte, a qualidade do ar e a educação ambiental no contexto de Recife, Brasil. Como Produto Técnico e Tecnológico, foi produzido um e-book intitulado "A Bicicleta como Aliada na Qualidade do Ar e no Combate às Mudanças Climáticas em Recife". Este recurso foi desenvolvido para disseminar conhecimentos e conscientizar estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a importância de alternativas de transporte sustentáveis. O e-book surge como resposta à carência de materiais didáticos regionais no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Além disso, promove a bicicleta como uma modalidade de transporte limpa e viável diante do desafiador cenário urbano recifense. A ferramen pedagógica foi estruturada para se alinhar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil, apoiando o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e do engajamento proativo com questões ambientais. O processo de validação envolveu a aplicação de um questionário padronizado pela CAPES a um grupo diversificado de 55 educadores, avaliando a aderência do PTT aos padrõ educacionais, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade. Os educadores deram um retorno majoritariamente positivo, com a maioria reconhecendo o potencial do material didático de ressoar no meio educativo e além disso, valorizando sua abordagem interdisciplinar e sua relevância para os desafi ambientais atuais. O material também foi elogiado por sua adaptabilidade a diferentes ambientes de ensino e sua capacidade de fomentar o protagonismo dos estudantes no debate sobre ordenamento territorial do lugar de vivência. O material didático ressalta a importância das intervenções educacionais na remodelação das atitudes sociais em direção a um estilo de vida sustentável. Destaca o papel da bicicleta não apenas como meio de transporte e lazer, mas como instrumento de mudança ambiental, capaz de mitigar a poluição urbana e contribuir para uma paisagem urbana mais saudável e sustentável. O e-book surge como um promissor catalisador dessa transformação, com implicações potenciais para a formulação de políticas e o planejamento urbano centrados na mobilidade sustentável. Portanto, esta dissertação e seu PTT oferecem uma perspectiva única sobre a educação ambiental, propondo um plano prático para incorporar a sustentabilidade no cotidiano urbano por meio de iniciativas educacionais estratégicas no ensino básico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoluição atmosféricapt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectTransporte ativopt_BR
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.titleProjeto integrador : à bicicleta como aliada na qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas no Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7853560175917556pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3267843405581248pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxIn a context of rapid urbanization, transportation emerges as a pivotal element in the environmental landscape, significantly influencing urban air quality and contributing to climate change. This dissertation establishes a link between transportation, air quality, and environmental education in the context of Recife, Brazil. As a Technical and Technological Product, an e-book titled 'The Bicycle as an Ally in Air Quality and Combating Climate Change in Recife' was produced. This resource was developed to disseminate knowledge and raise awareness among middle school students about the importance of sustainable transportation alternatives. The e-book addresses the lack of regional educational materials in the National Textbook Program (PNLD) and promotes cycling as a clean and feasible mode of transportation in the challenging urban scenario of Recife. The pedagogical tool is structured to align with Brazil's National Common Curricular Base (BNCC), supporting students' development of critical thinking and proactive engagement with environmental issues. The validation process involved a standardized CAPES questionnaire applied to a diverse group of 55 educators, assessing the PTT's adherence to educational standards, impact, applicability, innovation, and complexity. Educators provided predominantly positive feedback, recognizing the didactic material's potential to resonate in the educational environment and beyond, valuing its interdisciplinary approach and relevance to current environmental challenges. The material was also commended for its adaptability to different teaching environments and its ability to foster student leadership in discussions on territorial planning in their living spaces. The didactic material underscores the importance of educational interventions in reshaping social attitudes towards a sustainable lifestyle. It highlights the role of the bicycle not just as a means of transport and leisure, but as an agent of environmental change, capable of mitigating urban pollution and contributing to a healthier and more sustainable urban landscape. The e-book emerges as a promising catalyst for this transformation, with potential implications for policy formulation and urban planning focused on sustainable mobility. Therefore, this dissertation and its PTT offer a unique perspective on environmental education, proposing a practical plan to incorporate sustainability into urban daily life through strategic educational initiatives in basic education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Bruno Silva Prado.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons