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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60201
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FLORENCIO, José Herbertt Neves | - |
dc.contributor.author | GOMES, Lindiane Maria | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T14:27:21Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T14:27:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Lindiane Maria. Seleção lexical no trabalho de conclusão do Ensino Fundamental: proposta de oficinas pedagógicas para o 9º ano do Ensino Fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60201 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo desenvolver estratégias que proporcionem o aprimoramento das escolhas lexicais de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental no processo de escrita do projeto do Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF). O TCF é um programa da Rede Estadual de Educação de Pernambuco que incentiva os alunos concluintes do Ensino Fundamental a desenvolverem um projeto de pesquisa científica sobre algum tema de interesse dos estudantes e da comunidade escolar. A opção por trabalhar com o TCF, especificamente centrado na escrita do Plano de Voo, partiu não apenas das dificuldades enfrentadas pelos educandos nesse primeiro contato com o desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica, mas também dos desafios enfrentados por mim, na posição de professora-orientadora, em atender às propostas do TCF e adequá-las à rotina pedagógica. Durante o processo de escrita do trabalho, os alunos apresentaram com certa frequência três problemas específicos: o primeiro deles diz respeito ao uso de termos técnicos atrelados à temática da pesquisa; o segundo refere-se à adequação do uso de verbos procedimentais; o terceiro trata do uso de sinalizadores lexicais indicativos de relato. Diante dos desafios apresentados, definimos uma abordagem de trabalho pautada na perspectiva textual-interativa da seleção lexical, na qual analisamos os fatores que orientam as escolhas lexicais durante o processo de escrita do texto, bem como avaliamos as relações que se constituem por meio da seleção lexical. Para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Neves (2020), Antunes (2009; 2010; 2012), Bezerra (2004), Correia (2011), Koch e Elias (2010), Marcuschi (2004; 2008) e Travaglia (2016; 2021). Para a intervenção pedagógica, chegamos à conclusão de que o formato de oficinas seria o que melhor atenderia à nossa proposta de trabalho, por possibilitar a intervenção direcionada para cada uma das situações-problema vivenciadas na escrita do Plano de Voo, conforme apontam Cuberes (1989), Vieira e Volquind (1996) e Valle e Arriada (2012). O desenvolvimento da pesquisa nos mostrou ser possível despertar nos educandos uma espécie de consciência linguística, a qual viabiliza a percepção de que, a depender do contexto, haverá uma seleção lexical que é condicionada ao espaço de interação e que, portanto, o atendimento às exigências do contexto é responsável por promover a adequação linguística do texto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Seleção lexical | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de Conclusão do Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Oficinas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Seleção lexical no trabalho de conclusão do Ensino Fundamental : proposta de oficinas pedagógicas para o 9º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1357247357384045 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation aims to develop strategies to enhance the lexical choices of 9th-grade students in the writing process of their Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF). The TCF is a program of the Education Department of Pernambuco that encourages graduating elementary school students to develop a scientific research project on a topic of interest to both the students and the school community. The decision to focus on the TCF, specifically centered on writing the Flight Plan, stemmed not only from the difficulties faced by students in their initial engagement with scientific research development but also from the challenges I encountered as a teacher-advisor in meeting the TCF requirements and adapting them to the pedagogical routine. During the writing process, students frequently encountered three specific problems: the first concerns the use of technical terms related to the research topic; the second refers to the appropriate use of procedural verbs; the third deals with the use of lexical signposts indicative of reporting. In response to these challenges, we defined a working approach based on the textual-interactive perspective of lexical selection, where we analyzed the factors guiding lexical choices during the writing process, as well as the relationships formed through lexical selection. We supported this approach by referencing the works of Neves (2020), Antunes (2009; 2010; 2012), Bezerra (2004), Correia (2011), Koch and Elias (2010), Marcuschi (2004; 2008), and Travaglia (2016; 2021). For the pedagogical intervention, we concluded that the workshop format would best suit our work proposal, as it allows for targeted interventions addressing each specific problem encountered in writing the Flight Plan, as noted by Cuberes (1989), Vieira and Volquind (1996), and Valle and Arriada (2012). The research demonstrated that it is possible to instill in students a form of linguistic awareness, which enables them to perceive that, depending on the context, lexical selection is conditioned by the interaction space and that meeting the contextual demands is responsible for promoting the linguistic adequacy of the text. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
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