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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60200

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Título: Narrativas de boas práticas de ensino na Educação de Jovens e Adultos : estratégias que contextualizam a inclusão da diversidade na ação educativa
Autor(es): SANTOS, Cintia Gonçalves dos
Palavras-chave: Diversidade; Ressocialização; Inclusão; Educação de Jovens e Adultos; Educação para os Privados de Liberdade
Data do documento: 29-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Cintia Gonçalves dos. As narrativas de boas práticas de ensino na Educação de Jovens e Adultos: Estratégias que contextualizam a inclusão da diversidade na ação educativa. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa investiga as boas práticas de ensino que promovem a inclusão da diversidade na ação educativa nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa se concentra em descobrir métodos eficazes que possibilitem aprendizagens significativas e emancipatórias para os estudantes da EJA, levando em consideração a diversidade presente nessas turmas. Do ponto de vista metodológico teremos como procedimento a pesquisa qualitativa narrativa, quantitativa descritiva e estudo de caso analisando o cotidiano da escola em três pilares: 1. Concepções pedagógicas para EJA; 2. Contribuições das políticas públicas na prática educativa para EJA; 3. As narrativas da inclusão da diversidade na ação educativa. Investigando dinâmicas, metodologias e estratégias que os professores estão utilizando no fazer pedagógico que possibilitem aprendizagens significativas, emancipatórias e de inclusão da diversidade, aos (as) estudantes da EJA. Bem como os documentos oficiais; e entrevistas episódicas com professores da Escola Estadual Irmã Dulce que desenvolvem boas práticas em sua ação educativa. O campo empírico dar-se-á no contexto da escola na Unidade Prisional Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, na modalidade de EJA. A perspectiva da narrativa contribuirá para que a complexidade da diversidade do ambiente escolar e suas particularidades se tornem mais explícitas por meio das vozes dos atores envolvidos e dos relatos de suas experiências, o que favorecerá significativamente para nosso estudo. A pesquisa espera oferecer significativamente a melhoria da qualidade e eficácia da educação oferecida a este grupo, com o objetivo final de facilitar sua reintegração na sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60200
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

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